Sindmepa planeja ação em praça pública no Dia Mundial da Saúde

No próximo dia 7 de abril, quando se comemora o Dia Mundial da Saúde, o Sindicato dos Médicos fará uma ação externa, alertando para a necessidade de segurança do paciente. A ideia é evidenciar a necessidade de se fortalecer os mecanismos de segurança dos pacientes, evitando diagnósticos equivocados emitidos com base em exames feitos de forma errônea, muitas vezes por profissionais não habilitados.
A ação, além de marcar a homenagem do Sindicato dos Médicos ao Dia Mundial da Saúde, atende à demanda de médicos que já manifestaram ao Sindmepa preocupação com a segurança do paciente. Um exemplo clássico são os testes ergométricos que, cada vez com maior frequência, são realizados por profissionais não médicos. “O risco é baixo, desde que você reconheça os sinais. Os testes ergométricos têm que ser feitos por médicos”, alerta o diretor do Sindmepa, Waldir Cardoso.
A ação do dia 7 foi decidida em reunião da diretoria colegiada, nesta terça-feira, 19, às 13h, no Sindmepa, onde foi discutida uma vasta pauta de deliberações. Além da ação, que será realizada em uma praça pública de Belém ainda a ser definida, foi discutida a Assembleia Geral que vai debater a mudança do estatuto do sindicato para a inclusão oficial de acadêmicos de medicina à entidade; e a ação Teatro e Debate, que pretende usar o teatro como indutor do debate e vai abordar a violência contra a mulher, marcada para o próximo dia 27, no cineteatro do Sindmepa.
Os médicos também aprovaram a realização do segundo English Night, evento de conversação em língua inglesa, que acontece no dia 29 deste mês; e a próxima entrega de carteiras dos acadêmicos aspirantes, a se realizar em abril.