Alegria e descontração marcam segunda edição da English Night

Em clima de total descontração, aconteceu na última sexta-feira (29), no Sindmepa, a segunda edição da English Night. Durante a noite, médicos e estudantes de medicina tiveram a oportunidade de praticar o inglês e aprender novas palavras a partir de um bate-papo e de jogos de palavras totalmente em inglês comandado pelo professor Eric Green.

Sentados em mesas ao ar livre, no andar superior do prédio do sindicato, os participantes ficaram livres para conversar, comer e beber em um ambiente bem animado em que a única proibição era conversar em outra língua que não fosse o inglês.

Para o professor Eric Green, o inglês é uma língua essencial que abre muitas portas para quem o aprende. “Todo mundo precisa do inglês”, disse.

“A English Night é uma oportunidade para que as pessoas que já falam inglês e aquelas que estão estudando possam praticar um pouco. Não é fácil na nossa cidade esse tipo de atividade, então nós achamos interessante oferecer isso para os médicos sindicalizados e sua família”, afirmou o diretor Waldir Cardoso, idealizador do projeto, que comemorou a receptividade dos participantes. “O evento tem sido interessante, tem tido uma boa recepção, principalmente, por parte dos estudantes que precisam do inglês para estudar e se desenvolver na profissão”.

O diretor explica ainda que a grande maioria dos trabalhos científicos são em inglês e como a profissão exige uma atualização constante, falar ou ler em inglês é muito importante. “O sindicato está cumprindo esse papel de proporcionar aos médicos e futuros médicos a oportunidade de treinar, desenvolver ou rememorar o seu inglês falado”, concluiu.

O estudante do segundo semestre de medicina, Társis Sousa, conta que se formou em inglês em 2012 e desde então não teve contato com a língua inglesa por esse motivo fez questão de participar do evento. “Acho que o importante é você não perder a pronúncia e não esquecer as palavras, principalmente. Porque as vezes no dia a dia, na correria, a gente acaba esquecendo muito, então com a prática da conversação você aprende a aplicar esse conhecimento e mantem na memória”, afirma.

A acadêmica Yasmin Amorin, conta que soube da English Night através das redes sociais do Sindmepa e que deseja participar de todas as noites de conversações que o sindicato proporcionar para melhorar sua pronúncia. “Eu estudei inglês durante um tempo, porém logo que entrei na Universidade eu me afastei totalmente. Não pratico nada. Eu sinto que esqueci praticamente tudo do que estudei. Então que eu acho muito interessante uma noite como esta porque posso dialogar e ouvir as pessoas falando, treinar os ouvidos e também a fala”, disse. A estudante afirma ainda que no curso de medicina muitos artigos são em inglês e a língua se torna essencial tanto para aquele colega que pretende se atualizar lendo artigos, quanto para aquele que pretende fazer residência fora do país.

A próxima edição da English Nigth está marcada para o dia 10 de maio.