Comitê Executivo da Confemel e AMM se reúnem em Santiago

O Comitê Executivo da Confederação Médica Latino-Ibero-Americana e do Caribe (Confemel) reuniu nesta sexta-feira com o Comitê Executivo da Associação Médica Mundial, em Santiago, no Chile. O objetivo da reunião foi formalizar a proposta da Confemel para que a região Centro América e Caribe tenha um assento no Conselho da Associação Médica Mundial (AMM).

“Separar a América Latina da América Central e Caribe dará mais voz aos pequenos países desta região onde os médicos e a saúde tem sofrido com governos ditatoriais”, disse o Presidente do Conselho Fiscal da Confemel e diretor do Sindmepa, Waldir Cardoso, que participou da reunião.

O Comitê Executivo da AMM recebeu com bons olhos o pleito e recomendou que os países membros da Confemel tenham cada vez mais protagonismo na entidade para facilitar a aprovação do pleito.

O espanhol é a terceira língua mais acessada no site da Associação Médica Mundial, demonstrando a importância da nossa entidade para os hispanofalantes”, afirmou o presidente da AMM, Franck Mongomeri.

O pleito seguirá os trâmites internos de avaliação e não há prazo para um posicionamento da AMM. Nesta reunião foi também ratificado que o Uruguai segue como país representante da América Latina no Conselho da AMM até o final de 2020.

Estiveram presentes à reunião, entre outros, Franck Mongomeri, presidente do Comitê Executivo da AMM; Otman kloiber, secretário geral da AMM; Miguel Jorge, presidente eleito da AMM e Aníbal Antonio, Presidente da Confemel.