Líderes sindicais brasileiros participam da reunião da Confemel no Chile

O Presidente do Conselho Fiscal da Confemel e Diretor do Sindmepa, Waldir Cardoso, participou ontem (24) da Reunião do Comitê Executivo da Confederação Médica Latino-Ibero-Americana e do Caribe (Confemel), realizada em Santiago, no Chile. Durante a reunião, o comitê debateu sobre a representação da Confemel na Associação Médica Mundial (AMM) e a pauta do 12º Fórum Ibero-Americano de Entidades Médicas (FIEM), que acontecerá em Acapulco, no México, entre os dias 27 e 29 de junho deste ano. O Comitê decidiu que o Uruguai será o representante da Confemel na AMM.

A inclusão do Brasil como expositor na mesa de debate sobre a violência contra médicos e a inclusão de uma nova mesa para discutir a precarização das relações de trabalho na Ibero América foram algumas das propostas feitas por dirigentes sindicais brasileiros no decorrer da reunião do comitê executivo da Confemel.

O presidente da Federação Médica Brasileira, Casemiro Reis, também participou da reunião. “A precarização das relações de trabalho é uma das grandes preocupações da FMB. A pronta acolhida dos demais países para a inclusão desta mesa no FIEM demonstra que este grave problema não ocorre só no Brasil”, afirmou Casemiro.

“Propusemos incluir na pauta do FIEM uma reunião do Conselho Fiscal com o Secretário de Finanças da Confemel, ocasião em que vou defender que a Confemel tenha um orçamento anual aprovado em assembleia”, destacou Waldir Cardoso.

Abaixo, a Declaração de Santiago: