Cerca de 40 estudantes de medicina participaram ontem, 22, da 7ª cerimônia de entrega de carteira do projeto Acadêmico Aspirante, no Sindmepa. O projeto tem como objetivo aproximar o estudante de medicina do sindicato permitindo que cheguem ao mercado de trabalho munidos de informações para sua segurança profissional e bom desempenho da medicina.
Recebidos pelo diretor Waldir Cardoso, um dos idealizadores do projeto, os acadêmicos e familiares conheceram mais sobre o projeto e os benefícios que ele traz para quem adere o Acadêmico Aspirante. “Ao aderir ao projeto, o estudante não paga nenhum tipo de mensalidade, mas têm acesso a maioria dos benefícios que os médicos recebem”, disse o diretor que em seguida pontuou todos os benefícios que o acadêmico terá direito. Entre eles: cursos de pós-graduação, consulta jurídica gratuita, plano odontológico, desconto de 50% nas duas primeiras anuidades sociais após formados, entre outros.
Durante o evento, o diretor Waldir Cardoso, também explicou aos estudantes sobre o que é o sindicato e suas atuações que podem se caracterizar de três formas:
- Sindical no que se refere as lutas sindicais;
- Social no que se refere aos serviços oferecidos aos associados; e
- Cidadã no que se refere as lutas em prol da saúde pública
“ É importante que os estudantes, futuros colegas de profissão, conheçam desde a faculdade a importância do sindicato e o que ele faz”, afirmou o diretor.
Cursando o segundo semestre de medicina na UFPA, o acadêmico Everton Silva conheceu o projeto a partir de um grupo de WhatsApp da faculdade e resolveu se inscrever. “Além dos benefícios que o projeto oferece eu acho muito importante conhecer o sindicato que atua a favor da minha futura profissão”, disse.
Para a estudante do 5º semestre de UFPA Nivin Mazen, conhecer o Sindmepa foi além de suas expectativas. “Foi uma surpresa positiva conhecer todo o suporte que o sindicato oferece aos médicos”, afirmou.
Após a apresentação o diretor Waldir Cardoso convidou o presidente nacional da Federação Internacional de Associações de Estudantes de Medicina, João Igor Gomes, para a plenária e ambos realizaram a entrega de carteiras aos acadêmicos.