Sindmepa Informa – 28.04.2019

ACADÊMICO ASPIRANTE

Mais 40 estudantes de medicina de diversas faculdades do Pará receberam a carteira de Acadêmico Aspirante na noite da última segunda-feira, na sede do Sindmepa. Foi a 7ª cerimônia de entrega de carteiras do projeto, que visa  aproximar estudantes de medicina do sindicato, permitindo que cheguem ao mercado de trabalho munidos de informações para sua segurança profissional e bom desempenho da medicina.

CONFEMEL

Nosso diretor financeiro e Presidente do Conselho Fiscal da Confemel, Waldir Cardoso, participou esta semana, em Santiago, da reunião do Comitê Executivo da Confederação Médica Latino-Ibero-Americana e do Caribe (Confemel). Por força da mobilização de lideranças médicas brasileiras, foram incluídos na pauta de discussões importantes debates para a categoria: violência contra médicos e a precarização das relações de trabalho. O objetivo da reunião foi formalizar a proposta da Confemel para que a região Centro América e Caribe tenha um assento no Conselho da Associação Médica Mundial (AMM). O Uruguai segue como país representante da América Latina no Conselho da AMM até o final de 2020.

SANTARÉM I

O Sindmepa emitiu nota, esta última semana, esclarecendo aos usuários da UPA de Santarém e à sociedade em geral, que os médicos entregaram suas escalas de plantão para a OS que administra a unidade em função dos constantes atrasos nos salários e condições inadequadas de trabalho. A decisão foi comunicada oficialmente ao CRM, Sindmepa, Secretaria de saúde de Santarém e à direção da UPA.

SANTARÉM II

A diretora do Sindmepa Verônica Costa esteve em Santarém, esta semana, junto com a assessoria jurídica do sindicato na cidade para acompanhar o desenrolar dos acontecimentos e garantir os direitos dos médicos locais e o pagamento dos salários, além de boas condições de trabalho para esses profissionais. É importante frisar que todas estas providências são também para o bom atendimento aos usuários, preocupação permanente e compromisso deste sindicato.

TELEMEDICINA

Médicos e entidades de medicina, agora, terão até o dia 31 de julho para enviar propostas acerca de mudanças na regulamentação da telemedicina no Brasil. Com a prorrogação da data, o CFM pretende ampliar o número de sugestões para a resolução, que já soma mais de 1.400 propostas. Todas as contribuições estão sendo compiladas e serão analisadas por uma comissão criada especialmente para estudar o que for sugerido e apresentar uma proposta de atualização da Resolução CFM nº 1.643/2002, que atualmente regulamenta a telemedicina no país.

CINETEATRO

O Cineteatro Sindmepa desta semana apresenta o filme A fita branca. O longa se passa em um vilarejo, no norte da Alemanha, em 1913. Após um acidente com o médico da cidade, outros estranhos eventos acontecem. A sessão é nesta terça-feira (30), às 19h, com entrada franca.