qui

mar 28, 2024

qui

mar 28, 2024

Cineteatro se firma como parte do circuito alternativo de cinema de Belém

Inaugurado há pouco mais de um ano, em janeiro do ano passado, o Cineteatro do Sindmepa vem se consolidando como parte do circuito alternativo de cinema de Belém, ao lado de salas de cinema como o Líbero Luxardo, Olympia (mais antigo cinema do Pará hoje administrado pela Prefeitura de Belém) e o espaço do CCBEU, onde se pode ver filmes que estão fora do circuito comercial. Na noite de ontem (07), quando foi exibido o filme Assassinato no expresso oriente (1974), um clássico baseado no livro de Agatha Christie, telespectadores de carteirinha ratificaram seu apoio à iniciativa.

É o caso de João Carlos Sarmento, 60, que frequenta o cinema desde a inauguração. Morador de bairro próximo ao Sindmepa, ficou sabendo da inauguração do Cineteatro pela imprensa e desde então diz que faltou poucas vezes. O cinema para ele, é prioridade e a seleção é elogiada pelo cinéfilo: “São filmes reflexivos. Não é aquele filme de aventura, são clássicos. É importante comparando com a literatura, parece que você tá lendo um livro, você reflete, aprende muita coisa”, comenta.

Foi João quem trouxe ao cineteatro do Sindmepa Cristina Sena, 59, pesquisadora do Museu Goeldi. “Sou fã do espaço. Depois que o João me apresentou, nunca mais deixei de vir“, afirma a pesquisadora. E acrescenta: A gente só brinda a essa iniciativa, porque numa cidade tão castigada pelo poder público, pela ausência de políticas públicas culturais, o Sindmepa se colocar nesse papel de difundir a cultura cinematográfica, é maravilhoso”.

O médico Edson Souza Filho, 62 anos, que frequenta as sessões com sua esposa, reforçou a importância do projeto. “É uma forma de aproximar o público do sindicato, das informações medicas, das atualizações que o sindicato vem realizando em favor da sociedade, em favor da comunidade. Eu acho muito positivo essa forma de entrosamento entre sindicato e comunidade”.

A acadêmica de medicina Danielma Lima, 22, que participa do projeto Acadêmico Aspirante do Sindmepa, conheceu o cineteatro em julho de 2018, quando viu o anúncio no Instagram da instituição. “O primeiro filme que vi (O apartamento) era sobre como as mulheres são tratadas no Oriente Médio, que é uma discussão completamente diferente daqui do Ocidente. E foi legal ver essa dicotomia entre o tratamento dado para as mulheres lá e aqui. Eu acho que essa oportunidade de entretenimento atrai o público de várias idades para conhecer também o sindicato através do Cinema. É muito criativo”.

Frequentador habitual do cineteatro, o diretor do Sindmepa, Wilson Machado, ressalta que é “um dos espaços mais confortáveis, modernos, com tecnologia de ponta, que conheço em Belém. Foi uma iniciativa muito arrojada e também muito feliz da diretoria do nosso Sindicato. Os médicos devem estar muito orgulhosos deste espaço de promoção de lazer e cultura”.

Para o curador do cinema, o administrador, professor e crítico de cinema, Marco Antonio Moreira, o espaço é mais uma importante iniciativa de incentivo à cultura cinematrográfica. “E acho também que é mais uma forma de evitar a banalização do cinema. Mostrar que ele vai além do entretenimento. Que é entretenimento, mas pode ir além. Pode ajudar a refletirmos sobre questões importantes, sobre nosso papel. E é louvável que existam lugares como esses em Belém, que contribuem com os espectadores, que têm aí um espaço com filmes de qualidade. Não é toda cidade que tem essa oportunidade de contar com espaços como esse. A gente às vezes reclama que Belém não tem espaços de cultura. Pois bem, o cineteatro do Sindmepa está bem aqui. Vamos prestigiar”, resume.

Sobre o Cineteatro
Inaugurado em 24 de janeiro de 2018, o cineteatro oferece ao público um espaço confortável e aconchegante. Além de ser o local ideal para sessões de filmes e peças teatrais, também é o palco de eventos como palestras, lançamentos e também entregas de carteiras do projeto acadêmico aspirante.

Cinema
A programação é composta por filmes clássicos, exibidos com legendas, com temáticas que abordam questões importantes para a sociedade e contribuem para a memória. As sessões acontecem toda terça-feira, às 19h, com entrada franca. O filme da próxima terça é A Piscina, do diretor Jacques Deray. Compareça. A pipoca é por nossa conta! Conheça a programação do mês de maio: http://bit.ly/2WvT9k7