sex

mar 29, 2024

Afiliado a:

Login

Espaço do Médico

sex

mar 29, 2024

Afiliado a:

Espaço Médio

Médicos Sem Fronteiras traz a Belém atividades culturais e seminário sobre crises humanitárias

Eventos promovidos pela organização são gratuitos e inéditos na capital paraense

A organização internacional Médicos Sem Fronteiras (MSF) estreia em Belém um calendário de atividades culturais e acadêmicas inéditas na cidade, nos dias 31 de maio e 1º de junho. O público poderá conferir uma exposição fotográfica, uma sessão de cinema seguida de debate e um seminário de comunicação sobre crises humanitárias. Todas as atrações são gratuitas e acontecem em parceria com entidades paraenses.

No dia 31, a mostra “Da Ação à Palavra” abre o calendário de atividades na capital paraense, em parceria com a Secretaria de Cultura do Estado do Pará e a Cargosoft. Montada no Teatro Estação Gasômetro até 25 de junho, a exposição apresenta aos visitantes 15 momentos ilustrados por fotografias que revelam a história da atuação de MSF a partir das origens, na guerra de Biafra que aconteceu no fim dos anos 60 na Nigéria, passando por Etiópia, Somália, Ruanda, Bósnia e Tchetchênia, até as crises atuais no Iêmen e no Mediterrâneo. Além desses contextos, a mostra também traz informações sobre ajuda humanitária em outras catástrofes, como tsunamis e terremotos.

A exposição joga luz sobre crises esquecidas e realidades onde a ajuda humanitária é, muitas vezes, a única forma de populações inteiras terem acesso a cuidados de saúde. Falar sobre isso é uma missão de MSF, porque o silêncio diante dessas situações pode significar a morte de milhares de pessoas. Muitas vezes é preciso falar sobre as crises esquecidas e negligenciadas para atrair mais ajuda a essas pessoas”, conta o coordenador de eventos de MSFDiogo Galvão.

Foto: Pablo Tosco

Também no dia 31, MSF promove às 18h30 uma sessão de cinema com o filme “Fogo nas Veias”, no auditório do Sindicato de Médicos do Pará (Sindmepa). O documentário de Dylan Mohan Gray mostra a luta para superar o monopólio da indústria farmacêutica sobre os medicamentos antirretrovirais para HIV/Aids, com entrevistados como Bill Clinton e Desmond Tutu. Em 1996, com o surgimento desse tipo de medicação, a perspectiva de pessoas com HIV mudou, apresentando uma alternativa de tratamento para uma doença anteriormente letal. No entanto, há o risco constante de os medicamentos serem inacessíveis para milhões de pessoas devido ao preço alto e mudança em políticas públicas. Após a sessão, o médico infectologista de MSF Rafael Sacramento e especialistas locais farão um debate sobre o tema e responderão a perguntas do público. As vagas são gratuitas e limitadas. Mais informações no site msf.org.br/eventos.

O Sindmepa também hospeda no sábado, 1º de junho, o seminário “Comunicando Crises Humanitárias – como cobrir conflitos armados, desastres naturais e epidemias”. O evento acontece das 9h às 13h e é voltado para jornalistas e estudantes de Comunicação. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas até 29 de maio no site msf.org.br/eventos.

O seminário vai mostrar o trabalho de produção de conteúdo de MSF nesses contextos, falar do tipo de comunicação e cuidados com as mensagens sobre essas populações mais vulneráveis, além de trazer ao público depoimentos em vídeo de profissionais de imprensa que estiveram em campo realizando a cobertura de algumas crises humanitárias”, conta o coordenador de Imprensa de MSFPaulo Braga.

O seminário traz ainda um talk-show com o médico infectologista Rafael Sacramento e a pediatra Junia Cajazeiro, ambos profissionais que atuaram em projetos de MSF na África, Oriente Médio e Ásia.

Médicos Sem Fronteiras

Médicos Sem Fronteiras é uma organização humanitária internacional que leva cuidados de saúde a pessoas afetadas por conflitos armados, desastres naturais, epidemias, desnutrição ou sem nenhum acesso à assistência médica. Oferece ajuda exclusivamente com base na necessidade das populações atendidas, sem discriminação de raça, religião ou convicção política e de forma independente de poderes políticos e econômicos. Também é missão da MSF chamar a atenção para as dificuldades enfrentadas pelas pessoas atendidas em seus projetos.

Serviço

 Exposição “Da Ação à Palavra”

Local: Teatro Estação Gasômetro – Rua Gov. Magalhães Barata, 830 – São Brás, Belém.

Data: de 31/05 (sexta-feira) a 25/06 (terça-feira).

Horário: Terça a sexta, das 9h às 18h (horários podem variar conforme agenda de atividades do teatro)

 Sessão de cinema com “Fogo nas Veias”, seguida de debate

Local: Cineteatro do Sindmepa – Rua Boaventura da Silva, 999 – Nazaré, Belém.

Data: Sexta-feira, 31/05

Horário: de 18h30 às 21h

Classificação: 16 anos

 Seminário “Comunicando Crises Humanitárias”

Local: Auditório do Sindmepa – Rua Boaventura da Silva, 999 – Nazaré, Belém.

Data: Sábado, 01/06

Horário: das 9h às 13h (credenciamento a partir de 8h30)

Inscrições para o Seminário de Comunicação: até 29 de maio, pelo site msf.org.br/eventos

Apoio: Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Pará (UFPA), Sindicato dos Médicos do Pará (Sindmepa), Hotel Regente, Secretaria de Cultura do Estado do Pará e CargoSoft.

Fonte: Assessoria de Imprensa MSF

Veja mais
Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

José Maria Bezerra volta à Quarta Musical do Sindmepa com o show “Através do Tempo”, título do álbum lançado em março deste ano. O músico apresentará o repertório autoral em

Sindmepa Informa – 18.09.2023

Sindmepa Informa – 18.09.2023

PARALISAÇÕES Médicos das UPAs Marambaia, Jurunas e Terra Firme comunicaram ao Sindmepa na ultima sexta-feira que iriam paralisar os atendimentos nas unidades novamente por atraso de pagamento. O último repasse

CFM atualiza termos para publicidade médica

CFM atualiza termos para publicidade médica

Após processo que durou mais de três anos, o Conselho Federal de Medicina atualizou as regras de publicidade médica. Para definir as novas diretrizes foi realizada uma consulta pública, que