Sindmepa Informa – 12.05.2019

VACINAÇÃO

Mais uma campanha de vacinação contra a gripe influenza foi realizada com sucesso nas dependências do Sindmepa. A Sesma nos disponibilizou 250 doses da vacina para a comunidade médica, acadêmicos e moradores do entorno que ainda não tinham conseguido se imunizar. É uma forma de mostrar que estamos atentos à saúde da categoria e procurando também contribuir com as políticas de prevenção à saúde. Lembrando que a vacina é uma conquista da ciência que todos devemos defender.

PEDRA VERDE

No próximo sábado, 18, com o patrocínio do Sindmepa e do laboratório Biodiagnósticos, o escritor Alfredo Oliveira relança o livro A Pedra Verde, com crônicas que mostram o dia a dia de acadêmicos de medicina na antiga faculdade e na Santa Casa de Misericórdia nos anos 50 e 60. A primeira edição da Pedra foi há 30 anos e esta que ajudamos a relançar teve a devida revisão e atualização do autor. O lançamento será no Salão Nobre da Faculdade de Medicina, na Generalíssimo com a Bernal do Couto, das 9h às 12h. Convidamos toda a comunidade médica e interessados na temática da medicina para esse evento raro.

CONGRESSO

Aconteceu entre os dias 8 e 10 de maio, no Centur, o XXI Congresso Paraense de Ginecologia e Obstetrícia. A conferência inaugural ficou por conta do presidente nacional da Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), que falou sobre hormonioterapia e reposição hormonal. O diretor Wilson Machado compareceu no evento representando o Sindmepa.

EDITAL

Já estão abertas as inscrições para o prêmio literário Alípio Bordalo, uma parceria entre o Sindmepa e a Sociedade Brasileira de Médicos Escritores – regional Pará (Sobrames). A premiação visa descobrir novos talentos e incentivar a cultura entre médicos e acadêmicos de medicina. Serão aceitos trabalhos nas categorias poesia, crônica e conto. As inscrições seguem até o dia 28 de junho e devem ser realizadas exclusivamente pelo email: lucianabrandaocarreira@gmail.com, conforme edital publicado no site do Sindmepa. O edital foi lançado na última segunda-feira, no Sindmepa, e contou com a presença dos filhos do médico homenageado.

TELEMEDICINA

O Conselho Federal de Medicina (CFM) prorrogou para o dia 31 de julho o prazo para que os médicos e entidades médicas enviem propostas acerca de mudanças na regulamentação da telemedicina no Brasil. Com a prorrogação, o CFM pretende ampliar o número de sugestões, que somam mais de 1.400. Vale entrar no link e contribuir com propostas que serão compiladas e analisadas por uma comissão, criada especialmente para estudar o que for sugerido e apresentar uma proposta de atualização da Resolução CFM nº 1.643/2002 que atualmente regulamenta a matéria. Link para contribuir: https://sistemas.cfm.org.br/consultatelemedicina/

CINEMA

Esta semana o Cineteatro Sindmepa apresenta o filme A piscina (1969). Dirigido por Jacques Deray, o drama retrata a relação de Jean-Paul (Alain Delon) e Marianne (Romy Schneider). Vistos como um casal ideal, o romance fica abalado quando um antigo caso amoroso reaparece e um novo pode estar surgindo. A sessão é nesta terça-feira, 14, às 19h, com entrada franca. Esperamos você!