Sindmepa Informa – 19.05.2019

ACORDO COLETIVO

Foi acertado esta semana o percentual de reajuste dos salários de médicos de hospitais privados da capital e interior do estado, referentes à convenção coletiva de trabalho 2019/2020. A proposta fechada entre o Sindmepa e o Sindicato dos Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado do Pará (Sindesspa), foi de reajuste salarial de 5,07% e o piso salarial passou de R$ 3.250,00 para R$ 3.415,00. O reajuste passa a valer já a partir deste mês e garantiu a reposição das perdas da inflação e a manutenção de todas as cláusulas sociais, o que pode-se considerar positivo diante do quadro da economia brasileira.

MAIO AMARELO

O amarelo simboliza atenção e também advertência no trânsito. A campanha Maio Amarelo visa alertar a população sobre os acidentes viários e reduzir o número de mortos e feridos nas estradas. Em 2011, a ONU decretou a “Década de ação para segurança no trânsito” com o objetivo de poupar 5 milhões de vidas até 2020. Dados da Organização Mundial da Saúde mostram que em 2018 foram registrados 1,34 milhão de óbitos por acidentes nas estradas. Lembre-se que no trânsito é preciso manter a prudência e atenção pelo seu bem estar e de todos.

PEDRA VERDE

Foi relançado nesse sábado, 18, no salão nobre da Faculdade de Medicina do Pará o livro do médico, escritor e compositor Alfredo Oliveira, cuja primeira edição foi lançada há trinta anos. No livro A Pedra Verde, Alfredo conta histórias curiosas de estudantes de medicina no antigo prédio da faculdade e na Santa Casa de Misericórdia nos idos dos anos 50. O livro foi patrocinado pelo Sindmepa e pelo laboratório Bio-Diagnóstico para homenagear os cem anos da faculdade. Muitos jovens e veteranos compareceram para abraçar o Alfredo e a velha faculdade. Parabéns!

ACADÊMICOS

Nosso projeto Acadêmico Aspirante teve mais um evento de sucesso na noite de quinta-feira. Agora já somamos mais de 300 acadêmicos de medicina em nossos quadros, dispondo de quase todos os benefícios dos médicos sindicalizados. É mais uma forma de preparar o futuro médico para o mercado de trabalho e garantir segurança para o exercício profissional. Boas vindas aos futuros colegas.

FMB EM BRASÍLIA

Uma vasta pauta de reuniões e debates marcou esta semana a presença de dirigentes da Federação Médica Brasileira (MFB) em Brasília. O diretor do Sindmepa, Wilson Machado, que é secretário-geral da entidade, participou ativamente de toda a agenda, que incluiu reunião com a Secretária de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde, Mayra Pinheiro e reunião do Núcleo da FMB, na Confederação Nacional de Profissões Liberais (CNPL), além da reunião no Conselho Nacional de Saúde. A FMB também esteve representada no Fórum das Entidades Nacionais dos Trabalhadores da Área de Saúde e no 17º Congresso Nacional da Associação Nacional de Medicina do Trabalho (ANAMT).

CINEMA

Esta semana o Cineteatro Sindmepa exibe o filme Malena (2001). Dirigido por Giuseppe Tornatore, o drama romântico conta a história de Malena (Mônica Bellucci) viúva de um soldado e dona de uma beleza sem igual, que acaba despertando várias paixões, entre elas a de um jovem garoto. A sessão é nesta terça-feira (21), às 19h, com entrada franca. Você é nosso convidado!