mar 29, 2024

mar 29, 2024

Sindmepa Informa – 26.05.2019

SARAMPO

Este ano, o Ministério da Saúde já confirmou 83 casos de sarampo, em todo o Brasil, com destaque para o Pará, que registrou metades desses casos, sendo 27 de origem local. O MS vai deflagrar uma campanha de vacinação que se inicia em todo o país no dia 10 de junho. O sarampo é uma doença infecciosa, viral e contagiosa, transmitida pela fala, tosse e espirro. A vacina contra a doença é a tríplice viral, que também protege contra caxumba e rubéola. Se você ainda não se vacinou, procure a rede pública de saúde e vacine-se. É de graça.

TRANSPLANTES

Hoje já são 1070 pacientes aguardando por um transplante. A maior necessidade é para córnea, com 868 pacientes em espera. A maior dificuldade é convencer a família do morto a doar o órgão. Mesmo que o falecido tenha manifestado interesse em tornar-se um doador, a palavra final é sempre da família. No Pará, 66% das famílias se negam a fazer a doação do órgão do parente falecido. É preciso uma abordagem mais positiva de parte dos hospitais no convencimento às famílias para reduzir as filas e o sofrimento de quem espera ansioso por um órgão.

AUDIÊNCIA COM O PREFEITO

Já está marcada a audiência do Sindmepa com o prefeito Zenaldo Coutinho para discutirmos o reajuste dos médicos na data-base de maio, entre outras pautas. Vamos apelar mais uma vez ao gestor do município para que regularize o piso salarial do médico que hoje está abaixo do salário mínimo. Temos ação na justiça contra essa discrepância, mas vamos tentar apelar ao espírito de justiça do prefeito para ver se aceleramos a correção desse erro.

MÉDICOS SEM FRONTEIRAS

No dia 31 de maio e 1° de junho o auditório do Sindmepa receberá o evento “Belém Conectada com a Ajuda Humanitária”. Durante os dois dias serão realizadas exibições de filmes seguidos de debates; exposição fotográfica e palestras para médicos e jornalistas, com temas sobre como trabalhar no MSF e Comunicando crises humanitárias. O evento conta com o apoio da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Pará (UFPA), Sindicato dos Médicos do Pará (Sindmepa), Hotel Regente, Secretaria de Cultura do Estado do Pará e CargoSoft. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site http://www.msf.org.br/eventos.

VIDA SINDICAL

em Brasília, de agenda promovida pela Confederação Nacional de Profissões Liberais (CNPL), com diversas atividades, entre elas Assembleia Geral Ordinária e Extraordinária, palestras e debates sobre temas envolvendo a atual conjuntura política brasileira, inclusive reforma da previdência e seus reflexos na vida sindical. Ele fez parte da comitiva da Federação Médica Brasileira que esteve no evento.

CINEMA

Nesta terça-feira (28), o Cineteatro Sindmepa exibe o filme Em busca da vida (2006). Dirigido por Jia Zhangke, o longa chinês conta a história de Han Sanming (Sanming Han) e Shen Hong (Zhao Tao). Após a cidade de Fengjie ser inundada para a construção de uma represa, os dois viajam em busca de seus respectivos parceiros. Estes reencontros podem ser diferentes para eles.