Turmas de medicina comemoram os cem anos da Velha Faculdade

Professores e ex-alunos de todas as idades reuniram-se na manhã desta sexta- feira para mais uma homenagem aos cem anos de fundação da Faculdade de Medicina da UFPA (FAMED). Reunidos no suntuoso salão nobre da faculdade, tiraram fotos e se uniram para cantar juntos o samba “A Velha Faculdade”, de autoria do médico, escritor e compositor Alfredo Oliveira.

Em seguida, uma foto com todos os presentes foi tirada em frente ao prédio centenário, no Largo de Santa Luzia, onde a faculdade funciona até hoje. O Sindmepa esteve presente sendo representado por seus diretores Waldir Cardoso e Helena Brígido. As fotos podem ser acessadas pelo link: http://bit.ly/2H0jQYE

Vários eventos foram programados pela UFPA e outros parceiros para marcar a data. O Sindmepa patrocinou o lançamento da segunda edição do livro A Pedra Verde, de Alfredo Oliveira, que conta as histórias e “peripécias de acadêmicos que povoavam as aulas da antiga faculdade de medicina na década de 50”. A primeira edição foi lançada há 30 anos e a nova edição, revista pelo autor, será lançada no próximo dia 18, no salão Nobre da Faculdade.

História – O Curso de Medicina da UFPA tem sua origem na Faculdade de Medicina e Cirurgia do Pará, fundada em 9 de Janeiro de 1919, por médicos paraenses liderados pelo professor Camillo Salgado, com o apoio da Associação Científica do Pará.

Em 1º de maio do mesmo ano, a Faculdade foi instalada no Ginásio Paes de Carvalho e, quatro anos depois, passou a funcionar no prédio localizado no Largo de Santa Luzia, onde permanece até hoje. No dia 3 de janeiro de 1950, foi federalizada pela Lei 1.049 e, posteriormente, foi integrada à Universidade Federal do Pará no ato de sua criação.