qui

maio 23, 2024

Afiliado a:

Login

Espaço do Médico

qui

maio 23, 2024

Afiliado a:

Espaço Médio

Não há médico em Estratégia Saúde da Família de Warilândia – Ananindeua

Enfermeira da unidade prescreve medicamento para dor

A usuária Alessandra Souza denunciou ao Sindmepa a falta de médico clinico geral para atender na Estratégia Saúde da Família de Warilândia, em Ananindeua. Segundo Alessandra, há 5 meses que a unidade está sem médico. Os pacientes da unidade são agendados para uma consulta com uma enfermeira, que preenche o formulário e emite encaminhamento médico. O coordenador da estratégia de saúde, então, se dirige à UBS da Cidade Nova 8 para tentar agendar consulta com o clínico geral daquela unidade.

Devido a este procedimento os pacientes demoram a receber atendimento médico para iniciar os tratamentos necessários. Alessandra deveria dar continuidade ao tratamento com ortopedista e na demora para conseguir consulta, precisou ir até a UPA do Icuí para receber medicação anti-inflamatória para aliviar as dores, possivelmente causada por um antigo diagnóstico de escoliose. Para ir à UPA do Icuí recebeu o encaminhamento médico da ESF, feito pela enfermeira, e ainda uma receita médica para aliviar as dores, também assinada pela enfermeira (cópias entregues ao Sindmepa).

Ela afirma que o atual coordenador da unidade não possui nível superior e tem pouca formação na área de gestão de saúde. Faltam materiais básicos na unidade como papel para preenchimento de prontuários, receituários e copo para os pacientes beberem água durante a espera. Que já procurou o Ministério Público para denunciar a falta de médico e a Secretaria de Saúde do município e a própria prefeitura em busca de informações, mas não obteve qualquer resposta.

A usuária enviou carta ao Sindmepa onde “solicita a atuação dos órgãos de fiscalização e controle da atividade médica no Pará, CRM e Sindmepa, para tomarem conhecimento dessa realidade e se posicionarem sobre o motivo da falta de atuação de profissionais, principalmente clinico geral, na Atenção básica de saúde de Ananindeua”.

O Sindmepa entrou em contato com a Prefeitura de Ananindeua, que por meio de sua assessoria de imprensa, enviou o seguinte esclarecimento: A Prefeitura Municipal de Ananindeua, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), informa que está aguardando a contratação de um novo médico para a UBS do Warilândia através do programa Mais Médico do Governo Federal e ressalta que nenhuma enfermeira tem autorização para prescrever remédios aos pacientes. A Sesau informa ainda que os pacientes que precisam de atendimento médico estão sendo encaminhados para a unidade mais próxima, também no bairro do Icuí. A Sesau esclarece que irá investigar e tomar as devidas providências em relação ao atendimento da enfermeira.

Veja mais
Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

José Maria Bezerra volta à Quarta Musical do Sindmepa com o show “Através do Tempo”, título do álbum lançado em março deste ano. O músico apresentará o repertório autoral em

Sindmepa Informa – 18.09.2023

Sindmepa Informa – 18.09.2023

PARALISAÇÕES Médicos das UPAs Marambaia, Jurunas e Terra Firme comunicaram ao Sindmepa na ultima sexta-feira que iriam paralisar os atendimentos nas unidades novamente por atraso de pagamento. O último repasse

CFM atualiza termos para publicidade médica

CFM atualiza termos para publicidade médica

Após processo que durou mais de três anos, o Conselho Federal de Medicina atualizou as regras de publicidade médica. Para definir as novas diretrizes foi realizada uma consulta pública, que