Sindmepa Informa – 02.06.2019

PREFEITO

Segundo informaram, em função do imbróglio envolvendo a questão do lixo em Belém. Na audiência, os médicos pretendiam tratar com o prefeito sobre salários, remunerações e plantões extras, absurdamente defasados ao longo do atual governo e muito agravado em função do congelamento e consequente desvinculação do salário base do funcionalismo municipal ao salário mínimo. Nós, médicos, continuamos aguardando pela oportunidade de tratar do assunto diretamente com o prefeito.

GOVERNO

E já que o assunto é audiência mal sucedida, vale registrar que pedimos também uma audiência ao governador do estado, sem obter qualquer retorno. Queremos tratar do reajuste na data base da categoria, o que é preocupante, já que o governo acena com um reajuste irrisório, insignificante mesmo, para este ano. Será realmente lamentável se o silêncio do novo gestor persistir face aos problemas da categoria no Estado.

MÉDICOS SEM FRONTEIRA

Neste final de semana, o Sindmepa teve a honra de receber em suas dependências um evento promovido pela ONG Médicos Sem Fronteira, uma organização reconhecida mundialmente pela sua dedicação à causas humanitárias e até premiada com o Nobel da Paz. O evento incluiu sessão de cinema seguida de debate e um seminário de comunicação sobre crises humanitárias. Trouxe ainda uma exposição fotográfica, que vai ficar no teatro Estação Gasômetro até o dia 25 de junho.

PRÊMIO LITERÁRIO

O prêmio é uma iniciativa do Sindicato dos Médicos do Pará e a Sociedade Brasileira de Médicos Escritores – regional Pará (Sobrames), e visa estimular a produção literária de médicos e acadêmicos. O título é uma homenagem ao médico Alípio Bordalo, que fez parte da primeira diretoria da Sobrames e faleceu no início deste ano. São aceitos trabalhos nas categorias poesia, crônica e conto. As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pelo e-mail: lucianabrandaocarreira@gmail.com

SÍFILIS

Já batemos a marca das 119.800 notificações. No Pará, são registrados somente os casos de sífilis congênita e em gestantes. Em três anos e meio foram contabilizados 9.473 casos de sífilis congênita e em gestantes. A principal arma de combate às DSTs e ao preconceito ainda é a informação. A forma mais eficaz de evitá-las ainda é o uso de preservativos em todas as relações sexuais. Use e abuse.

CINEMA

Esta semana o Cineteatro Sindmepa apresenta o filme Houve uma Vez um Verão (1972). Dirigido por Robert Mulligan, o longa conta a história de três amigos, Oscy (Jerry Houser), Benjie (Oliver Conant) e Hermie (Gary Grimes), que decidem passar as férias em uma ilha. Hermie acaba se apaixonando por uma mulher mais velha e casada. O que será que o verão reserva para eles?