ter

abr 16, 2024

Sindmepa Informa – 16.06.2019

PEDIATRIA E PNEUMOLOGIA EM RISCO

O Sindmepa está solicitando reunião com a direção do Hospital Universitário João de Barros Barreto e com o CRM-Pará para discutir os problemas da área pediátrica daquele hospital. Faltam leitos e materiais básicos para o atendimento. Estamos aguardando a resposta do hospital, administrado pela Ebserh, para fazermos uma vistoria no local e tomarmos providências.

TABELA SUS

A grande crise hospitalar do serviço público no Brasil, que acabou fechando milhares de leitos no país, se deu também em função da falta de reajuste da tabela SUS, que remunera médicos e hospitais credenciados. Os sindicatos médicos do Brasil, filiados à FMB – Federação Médica Brasileira, estiveram presentes na audiência pública, na Câmara dos Deputados, em Brasília, na semana passada, para discutir a necessidade de corrigi-la adequadamente.

ESCOLAS MÉDICAS

A Frente Parlamentar da Medicina reuniu em Brasília para a discussão, com os parlamentares e a diretora do Ministério da Saúde, Mayra Pinheiro, que apresentou um panorama das escolas médicas no Brasil bastante preocupante, considerando que muitas das 300 escolas existentes no país não têm condições adequadas de formar anualmente os cerca de 40.000 médicos novos para o  mercado.

JURÍDICO

A FMB e a assessoria jurídica da CNPL, em Brasília, se movimentam no sentido de promover ações judiciais com o objetivo de rever a questão do descompromisso crescente do governo brasileiro com a gestão da saúde pública, transferindo esta obrigação para empresas terceirizadas.

BOAS NOTÍCIAS

Nos últimos doze anos, o número de pessoas que se assumem como fumantes em Belém caiu de 15 para 4,9 por cento. Belém hoje é a terceira cidade com a menor proporção de fumantes do País, perdendo somente para Salvador e São Luís. Outra boa notícia é que na última década caiu pela metade o número de fumantes passivos no local de trabalho. Passou de 11 por cento em 2009 para 5,6 no ano passado. Entre as mulheres, a redução foi de 45,65 e entre os homens 43,5%. Apesar da queda acentuada do consumo do fumo em todo o País, a incidência de doenças causados pelo fumo ainda é muito alta. No Brasil, 428 pessoas morrem por dia por causa da dependência à nicotina.

OUTRA HISTÓRIA

Nesta terça-feira, 18, o Cineteatro Sindmepa exibe o filme “A outra história americana” (1998). Com direção de Tony Kaye, o longa conta a história de Derek (Edward Norton), ex líder de uma gangue. Após 3 anos condenado por assassinato, Derek está livre e disposto a evitar que seu irmão (Edward Furlong) trilhe o mesmo caminho.