Sindmepa Informa – 23.06.2019

ESCALPELAMENTO

A recorrente situação de casos de escalpelamento no Pará (tivemos o sexto do ano na quinta-feira) merece uma resposta mais enérgica do Estado. Enquanto não houver responsabilização e indiciamento dos donos de embarcações irregulares por homicídio culposo, os acidentes vão continuar a acontecer, apesar dos anos de esforços educativos de sucessivos governos, ONGs, do Sindmepa, da Capitania dos Portos e todas as entidades que participam da Comissão de Combate ao Escalpelamento no Pará.

CONFERÊNCIA

O Sindicato dos Médicos do Pará foi representado na 13ª Conferência Estadual de Saúde pelos médicos Everaldo de Souza Martins Filho, eleito pelos médicos de Santarém; e o diretor do Sindmepa, José Martins Neto. A Conferência discutiu o financiamento do SUS, e “as carreiras temáticas” de profissionais para o SUS, envolvendo o MS, estados e municípios na formação desses profissionais.

BELO MONTE

A construção de hidrelétricas na Amazônia deve ser cancelada e o governo federal deve investir na diversificação da matriz energética brasileira, aumentando investimentos em outras formas sustentáveis de energia. Essa é a conclusão das pesquisadoras Rosa Carmina de Sena Couto, médica sanitarista, e Rosa Elisabeth Acevedo Marin, antropóloga, que discutem o assunto no livro Hidrelétrica Belo Monte: impactos na Saúde, revisto durante a 13ª Conferência Estadual de Saúde.

SEM SANEAMENTO

Belém tem o quarto pior saneamento básico do País, segundo estudo divulgado pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes). Essa informação explicaria porque a saúde dos munícipes vai tão mal, já que saneamento reflete diretamente na saúde.

CALOTE

Denúncia de médicos de Castanhal dá conta de que a Prefeitura Municipal não paga o salário de médicos desde o mês de maio. Enviamos ofício à Secretaria de Saúde daquele município para saber as causas do atraso e as providências que estão sendo tomadas para sanar o problema, que pode desestabilizar a assistência aos pacientes e qualidade do atendimento prestado.

FILME

Um Golpe do Destino 1991) é o filme da semana do Cine Teatro do Sindmepa. Jack McKee (William Hurt) é um médico bem sucedido, rico e aparentemente sem nenhum problema, até o momento em que é diagnosticado com câncer de garganta. A sessão vai ao ar na próxima terça, 25, encerrando a grade do mês de junho.