Diante dos frequentes casos de agressões contra médicos em ambiente de trabalho, o Conselho Federal de Medicina (CFM) chama atenção sobre a importância de registrar esse tipo de crime na forma de boletins de ocorrência. A comunidade médica continua recebendo alertas por meio de e-mails marketing, posts nas redes sociais e matérias no Portal Médico e jornal Medicina, entre outras formas de divulgação.
As peças destacam que os casos de violência cometidos contra médicos e demais profissionais das equipes de atendimento em postos de saúde, serviços de urgência e emergência (prontos-socorros e UPAs) e hospitais, tem aumentado e que o combate a essas agressões exige providências das autoridades e dos responsáveis por esses estabelecimentos. É importante oficializar esse tipo de crime na forma de boletins de ocorrência para que os agressores não fiquem impunes.
Veja como proceder em casos de ameaças ou agressão física:
Se houve ameaças:
- Registre ocorrência na delegacia mais próxima ou online;
- Informe, por escrito, às Diretorias Clínica e Técnica sobre o ocorrido; Apresente dados dos envolvidos e testemunhas;
- Encaminhe o paciente a outro colega, se não for caso de urgência e emergência.
Se houve agressão física:
- Compareça à delegacia mais próxima e registre o boletim de ocorrência (haverá necessidade de exame do corpo de delito);
- Apresente dados dos envolvidos na agressão e de testemunhas;
- Comunique o fato imediatamente às diretorias clínica e técnica para que seja providenciado outro médico para assumir suas atividades.
Fonte: CFM