mar 29, 2024

mar 29, 2024

Sindmepa Informa – 14.07.2019

FLUXO

A Sespa enviou ao Sindmepa documento detalhado sobre o novo fluxo de verificação de óbito por causa natural em municípios onde não exista o Serviço de Verificação de Óbito (SVO). Nesses locais, cabe ao médico da Estratégia Saúde da Família ou da Unidade de Saúde mais próxima verificar a realidade da morte, identificar o falecido e emitir a Declaração de Óbito. Em localidades sem IML, a DO deverá ser emitida por qualquer médico da localidade e nos óbitos ocorridos em localidades onde exista apenas um médico, este é o responsável pela emissão.

ENTREGA DE CARTEIRAS

Esta semana, mais 14 estudantes de medicina receberam a carteira do projeto Acadêmico Aspirante. A cerimônia foi conduzida pelo diretor Waldir Cardoso que e mostrou aos acadêmicos as ações realizadas pelo sindicato. O projeto que visa preparar os futuros médicos para os desafios do mercado de trabalho, já conta com mais de 300 associados. O Sindmepa dá as boas-vindas aos acadêmicos!

RECEITA

Em virtude de autuações feitas pela Receita Federal em vários estados, questionando a constituição de pessoas jurídicas por médicos para prestação de serviços em hospitais e outros estabelecimentos de saúde, o Sindmepa está analisando a questão detalhadamente, por meio de sua assessoria jurídica, e vai emitir uma nota com recomendações para a categoria médica. Nossa assessoria jurídica, através do site do Sindmepa, já está orientando quem tiver interesse no assunto. É só acessar: http://bit.ly/2XKSM4L

JULHO AMARELO

Este mês ações municipais promovem atividades de conscientização e diagnóstico das hepatites virais (A, B, C, D e E), dentro da campanha Julho Amarelo. A doença é silenciosa e por isso, recomenda-se a realização do teste rápido para que o tratamento se inicie o mais rápido possível. As hepatites podem ser transmitidas via relações sexuais, por fluidos corporais ao compartilhar objetos, e por transmissão vertical, de mãe para filho. Durante este mês, o teste rápido pode ser realizado nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e programa Estratégia Saúde da Família (ESF).

TELEMEDICINA

Segue até 31 de julho o prazo para apresentação de contribuições à nova norma do CFM sobre telemedicina. O Conselho recomenda aos médicos e estabelecimentos de saúde que até que a nova norma seja expedida, valem as regras em vigor, previstas no código de ética médica e Resolução CFM nº 1643/2002. Por enquanto, o Conselho só admite a prescrição de medicamento ou outros procedimentos com exame direto do paciente, salvo em caso de urgência ou emergência e impossibilidade comprovada de realizá-lo.

CINEMA

Dando continuidade à programação do mês de férias. Nesta terça-feira (16), o Cineteatro exibe o filme Conrack (1973). O longa conta a história de Pat Conroy (Jon Voight), um professor que chega à Ilha de Yamacraw, Carolina do Sul, para alfabetizar crianças pobres. Pat fará o possível para ajudar seus alunos, inclusive usar métodos fora do comum, mas isso parece não agradar seu chefe. A sessão começa às 19h, no Sindmepa, com entrada franca!