ter

maio 21, 2024

Afiliado a:

Login

Espaço do Médico

ter

maio 21, 2024

Afiliado a:

Espaço Médio

Sindmepa Informa – 21.07.2019

BARROS BARRETO

Uma visita técnica feita por diretores do Sindmepa às instalações do Hospital Barros Barreto esta semana deu a medida exata do estado de abandono em que se encontra aquele hospital que já foi referência em tratamentos de doenças infectocontagiosas na região Amazônica. A falta de insumos e materiais básicos é assustadora e prejudica todo o hospital. A estrutura física comprometida também é preocupante. Mandaremos relatório para os órgãos competentes pedindo providências urgentes.

MÉDICOS E AGRESSÕES

O CFM continua em sua campanha contra ameaças ou agressão física contra médicos em ambiente de trabalho. O Conselho recomenda nesses casos o registro de um boletim de ocorrência policial na delegacia mais próxima, e também informar, por escrito, às diretorias Clínica e Técnica do estabelecimento de saúde sobre o ocorrido; apresentar dados dos envolvidos e testemunhas. Vamos trabalhar para que essas agressões não fiquem impunes.

BALCÃO DE NEGÓCIOS

O Ministério da Educação (MEC) anunciou que vai autorizar que faculdades particulares sejam responsáveis por parte do processo de revalidação de diplomas de médicos formados no exterior. Hoje, somente universidades públicas podem executar todas as etapas da revalidação. Para nós, esta é uma forma encontrada pelo MEC para burlar a prova do Revalida. Na verdade, com essa alteração, a obtenção do diploma de médico revalidada será mais um negócio lucrativo, além de facilitar suas atividades no país tirando vagas de médicos brasileiros.

REMÉDIOS CONTROLADOS

Para ter acesso ao receituário de remédios controlados, o médico precisa se cadastrar na Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde de seu município para receber a autorização para confecção do receituário, conforme modelo exigido para os medicamentos de receita controlada.

SUSPENSOS

A suspensão por parte do Ministério da Saúde de contratos firmados com laboratórios de produção de medicamentos é um prejuízo sem precedentes para milhares de pessoas. São 19 medicamentos que eram distribuídos gratuitamente para a população e que deixam agora mais de 30 milhões de pacientes sem esses tratamentos. Uma atitude que demonstra total falta de humanização para com milhares de brasileiros. Entre os medicamentos suspensos estão os remédios contra diabetes, câncer, insuficiência renal crônica, Parkinson e a imunização tetraviral, que previne contra sarampo, rubéola, caxumba e catapora.

CINETEATRO

Que tal um pouco de drama romântico nessas férias? Esta terça (23), exibiremos o filme “Trapézio” (1956). Tino Orsini (Tony Curtis), um trapezista, viaja até Paris para aprender manobras com o famoso Mike Ribble (Burt Lancaster). Porém essa amizade é ameaçada com a chegada de Lola (Gina Lollobrigida), que desperta o interesse dos dois. Esperamos você às 19h, no Sindmepa, com entrada franca!

Veja mais
Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

José Maria Bezerra volta à Quarta Musical do Sindmepa com o show “Através do Tempo”, título do álbum lançado em março deste ano. O músico apresentará o repertório autoral em

Sindmepa Informa – 18.09.2023

Sindmepa Informa – 18.09.2023

PARALISAÇÕES Médicos das UPAs Marambaia, Jurunas e Terra Firme comunicaram ao Sindmepa na ultima sexta-feira que iriam paralisar os atendimentos nas unidades novamente por atraso de pagamento. O último repasse

CFM atualiza termos para publicidade médica

CFM atualiza termos para publicidade médica

Após processo que durou mais de três anos, o Conselho Federal de Medicina atualizou as regras de publicidade médica. Para definir as novas diretrizes foi realizada uma consulta pública, que