sex

dez 1, 2023

Afiliado a:

Login

Espaço do Médico

sex

dez 1, 2023

Afiliado a:

Espaço Médio

Sindmepa Informa – 30.06.2019

IBDM

Instituto Brasileiro de Medicina fez sua assembleia em Brasília onde se discutiu a questão das terceirizações e da exigência de PJ para que médicos possam trabalhar em estabelecimentos de saúde, especialmente aqueles administrados por OSs. Em alguns Estados, a Receita Federal já começa a exigir dos médicos que as rendas advindas das PJ devam ser declaradas como pró-labore (com todas as taxações inerentes), e não como distribuição de lucros (onde o recolhimento de impostos é feito exclusivamente na fonte). Isto tem gerado em alguns lugares multas milionárias e a pecha de sonegadores para profissionais médicos.

ESCALPELAMENTO

A ocorrência de acidentes com escalpelamento nos rios do Pará está muito preocupante e pode se transformar em uma calamidade pública no mês de julho, que é sempre o de maior risco em função das férias escolares. Em função disso, recorremos ao Ministério Público numa tentativa de que providências urgentes sejam tomadas. Os registros só subiram nos últimos dois anos a despeito do trabalho de vários órgãos que compõem a comissão estadual de combate a esses acidentes. Em 2017, tivemos dois casas. Em 2018, seis. E já neste primeiro semestre de 2018 chegamos a seis casos. A coisa está fora de controle. Tem que punir donos de embarcação sem cobertura de motor e quem for conivente.

NOVO FLUXO

Foi definido um novo fluxo de declaração de óbito para facilitar a vida de médicos que acompanham pacientes que falecem em casa e familiares. Agora o profissional pode obter o formulário de declaração de óbito no Departamento de Vigilância Sanitária (Devs), se o falecimento ocorrer de segunda a sexta, das 8h às 17h. Fora desse horário, nos finais de semana, feriados e pontos facultativo, pode retirar nas UPAS de Icoaraci, Sacramenta e do Guamá. Essa foi uma antiga luta do Sindmepa, com o tema sendo pautado em nossa sede em várias reuniões.

PRÊMIO ALÍPIO BORDALO

As inscrições para o prêmio literário Alípio Bordalo foram prorrogadas até o dia 04 de julho. Cada candidato poderá inscrever até duas obras, conforme o edital http://bit.ly/2KTxOQ2 . As inscrições devem ser feitas pelo e-mail lucianabrandaocarreira@gmail.com. O evento faz parte de uma parceria entre o Sindmepa e a Sociedade Brasileira de Médicos Escritores – regional Pará (Sobrames), que visa estimular a produção literária entre médicos e acadêmicos de medicina. O resultado sairá no dia 16 de outubro. Boa sorte aos participantes!

ENSINO À DISTÂNCIA

A Comissão de Assuntos Políticos das entidades médicas (CFM, FMB, AMB e Fenam) esteve esta semana no Congresso Nacional. Uma das visitas foi ao Deputado Médico de Goiás, Dr. Zacharias Calil, para tratar do PL 1171/2019 que proíbe programas de ensino à distância na área de saúde. As entidades médicas têm posição contrária ao ensino da medicina na forma EAD. O Sindmepa participou sendo representado pelo diretor Waldir Cardoso.

CINETEATRO

Dando início à programação de julho, nesta terça-feira exibiremos o filme “O mensageiro” (1971). Leo (Dominic Guard) é convidado para visitar um amigo. Marian (Julie Christie), a irmã mais velha do amigo está prestes a ficar noiva e propõe que o garoto seja o mensageiro entre ela e seu vizinho. Coisas surpreendentes podem acontecer. As sessões do Cineteatro são sempre às 19h, com entrada franca.

Veja mais
Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

José Maria Bezerra volta à Quarta Musical do Sindmepa com o show “Através do Tempo”, título do álbum lançado em março deste ano. O músico apresentará o repertório autoral em

Sindmepa Informa – 18.09.2023

Sindmepa Informa – 18.09.2023

PARALISAÇÕES Médicos das UPAs Marambaia, Jurunas e Terra Firme comunicaram ao Sindmepa na ultima sexta-feira que iriam paralisar os atendimentos nas unidades novamente por atraso de pagamento. O último repasse

CFM atualiza termos para publicidade médica

CFM atualiza termos para publicidade médica

Após processo que durou mais de três anos, o Conselho Federal de Medicina atualizou as regras de publicidade médica. Para definir as novas diretrizes foi realizada uma consulta pública, que