Sindmepa Informa – 04.08.2019

MÉDICOS PELO BRASIL

Esta semana o governo federal anunciou o lançamento do programa Mais Médicos pelo Brasil, que chega como uma alternativa factível ao crônico problema da falta de médicos nos rincões brasileiros. O anúncio de que as regiões Norte e Nordeste vão receber mais de 50% dos médicos é uma das razões para nossa manifestação favorável ao projeto. Ele tem também os dois pressupostos básicos sempre defendidos pelas entidades médicas: médicos com CRM e a implantação de uma carreira médica com estabilidade e vínculo empregatício. Torcemos para que sua implantação seja feita dentro das normas divulgadas e que venha aplacar os graves problemas de saúde do nosso País.

BARROS BARRETO

Nesta semana, o Sindmepa protocolou junto ao Ministério Público Estadual relatório de visita técnica ao hospital Barros Barreto. Entregamos o relatório em mãos à promotora Fabia de Melo Fournier, que disse acreditar na necessidade de uma mobilização ampla em favor do hospital. Nosso relatório é bem completo e mostra o hospital universitário, administrado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), em estado de completo abandono. O Barros Barreto é um patrimônio do Pará e precisamos fazer um esforço conjunto para resgatá-lo.

EM SANTARÉM

Reunimos esta semana com o prefeito de Santarém, Nélio Aguiar, e representantes da Secretaria de saúde para tratar de assuntos importantes referentes ao exercício da profissão no município, onde temos cerca de 300 médicos. Conseguimos o compromisso do prefeito para o desconto sindical em folha, a possibilidade de revisão do contrato dos médicos, pessoas jurídicas, para a garantia de direitos sociais e a reunião sistemática com o Sindmepa em período regular. Estiveram na reunião o diretor Waldir Cardoso e o assessor jurídico Eduardo Sizo, além de assessores de Santarém e os médicos Junior Aguiar e Everaldo Martins.

REPRESENTAÇÃO

Ainda em Santarém fizemos assembleia geral com a categoria quando foram eleitos os novos delegados sindicais do Sindmepa no município. São eles:  Junio Aguiar, Everaldo Martins, Danilo Souza, Vinicius Salvino, Alberto Tolentino, Antonio Carlos Alves da Silva, Nastia Irina de Sousa Santos e Elizabeth de Sousa Santos. Também ficou decidido que nosso colega Junio Aguiar permanece como representante na vaga do Sindmepa no Conselho Municipal de Saúde de Santarém.

PARCERIA SINDMEPA APO

A Associação Paraense de Oftalmologia (APO) promoverá um curso sobre finanças e investimentos no próximo sábado, 10, em Belém. Entre os temas abordados estão:  conceitos fundamentais em finanças pessoais e investimentos, avaliação dos melhores fundos de previdência privada e técnicas de gerenciamento de risco. Para participar não é necessário conhecimento prévio sobre o assunto já que os tópicos irão do básico ao avançado. Associados ao Sindmepa têm descontos na taxa de inscrição. Contatos pelo fone: 98131-0070.

CINEMA

Esta semana, o Cineteatro Sindmepa apresenta o filme “Por quem os sinos dobram” (1943). Um retrato da Espanha durante a Guerra Civil, o filme traz Robert Jordan (Gary Cooper), um idealista americano, que se alia aos guerrilheiros e tem a missão de explodir uma ponte estratégica. Porém Pablo (Akim Tamiroff), chefe dos guerrilheiros, não concorda com a missão. A sessão é nesta terça-feira (06), às 19h, com entrada franca. Não perca!