qui

mar 28, 2024

Sindmepa Informa – 11.08.2019

AUDIÊNCIA

Solicitamos audiência ao governador do estado para tratar de dois assuntos importantes para a categoria médica e acadêmicos de medicina: O primeiro é a falta de professores para o curso de medicina da UEPA, que ao que parece já caminha para uma solução; e o segundo é o problema da demissão pelo estado de médicos que estão em processo de aposentação e vêm sendo punidos arbitrariamente pela Procuradoria Geral do Estado. Aguardando retorno do gabinete do governador para detalhar o assunto.

ESCALPELAMENTO: MAIS UM

Registramos o sétimo caso de escalpelamento no estado nos primeiros oito meses deste ano de e 2019. Desta vez a vítima é uma menina de 10 anos do município de São Sebastião da Boa Vista, no arquipélago do Marajó. É preciso responsabilizar donos das embarcações que continuam sem a cobertura do eixo do motor de seus barcos, apesar de todas as campanhas de prevenção promovidas pela Comissão Estadual de Combate ao Escalpelamento da qual este sindicato faz parte.

BETTINA FERRO

Realizamos visita técnica ao Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza (HUBFS), esta semana, após receber denúncia do corpo de residentes de Otorrinolaringologia sobre a redução do número de procedimentos cirúrgicos. Atendimentos e consultas estão sendo realizados normalmente, já os procedimentos cirúrgicos continuam dependendo da existência dos insumos básicos e materiais permanentes. Participaram da visita os diretores Waldir Cardoso, José Martins e Erivaldo Pereira. Pedimos audiência à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), que gerencia os hospitais universitários públicos do Pará, para tratar dos problemas do Bettina e do Barros Barreto.

NÚCLEO ACADÊMICO

Esta semana, membros do Núcleo Acadêmico apresentaram à diretoria colegiada do Sindmepa proposta de Regimento Interno do Núcleo. Além do regimento, foi apresentado também modelo de edital de convocação para seleção daqueles que desejam compor a sua diretoria. O Núcleo Acadêmico foi criado em 2018 com o objetivo de ter uma coordenação das atividades do sindicato dirigidas à comunidade discente médica. Todas as faculdades de medicina do Estado terão assento na diretoria do núcleo.

AMAZONAS

A diretoria colegiada do Sindmepa manifestou apoio à luta dos cirurgiões gerais do Instituto de Cirurgia do Estado do Amazonas (ICea), que prestam serviços ao governo do Amazonas nas unidades hospitalares de Manaus. É justo reivindicar adequadas condições de trabalho e receber com regularidade. Por isso, reconhecemos a justeza das reivindicações dos colegas do ICEA que desde o início de suas atividades sempre trabalharam com competência e dedicação no atendimento da população.

CINEMA

Esta terça-feira (13), o Cineteatro Sindmepa exibe o filme “Klute – O passado condena” (1971). John Klute (Donald Sutherland), um detetive, viaja até Nova York para encontrar um empresário que está desaparecido. Com poucas pistas sobre o caso, ele encontra Bree Daniels (Jane Fonda), uma prostituta que acaba aceitando ajudá-lo na investigação. Esperamos por você às 19h, no Sindmepa, com entrada franca!