Sindmepa Informa – 01.09.2019

AUDIÊNCIA UEPA

O reitor, Rubens Cardoso, diretores e coordenadores do curso de medicina da Uepa receberam diretores do Sindmepa e estudantes de medicina para discutir e dar encaminhamento e soluções para a falta de professores no curso, que poderá prejudicar, em futuro próximo, o aprendizado. Explicaram que em grande parte o problema deve-se à baixa remuneração dos professores que se soma à necessidade de professores preceptores que acompanhem os alunos nos hospitais e a abertura de novos cursos no interior. Várias possibilidades foram levantadas, inclusive o lançamento de edital de concurso já na próxima semana. Vamos aguardar.

CARGA HORÁRIA

Esta semana, o Sindmepa foi recebido em audiência pelo Procurador Geral do Estado, Ricardo Seffer, para tratar das dificuldades encontradas pelos médicos do estado que solicitam a aposentadoria, em função da carga horária prevista de 30 horas. O procurador disse que a PGE tem todo interesse e boa vontade em resolver a questão, para tanto já começaram os procedimentos técnicos buscando uma solução. O Sindmepa permanece em alerta acompanhando o andamento das ações.

ELEIÇÃO CFM

A chapa 2, de Hideraldo Cabeça e Edson Yasojima, foi a escolhida para representar o Pará no Conselho Federal de Medicina, em Brasília, com quase o dobro de votos da segunda colocada. Isto demonstra a total confiança que a categoria médica deposita nos eleitos, aumentando consideravelmente seu compromisso com os interesses dos médicos em nível federal. O Sindmepa deseja pleno sucesso aos colegas e um mandato de grandes realizações e ganhos à categoria.

HOSPITAIS UNIVERSITÁRIOS

O Sindmepa solicitou audiência com a dra. Regina Feio, Superintendente da EBSERH no Pará, para tratar de uma longa pauta que envolve interesses dos médicos que atuam nos hospitais Bettina Ferro e Barros Barreto. Em função de compromissos em Brasília a audiência ficou agendada para a segunda quinzena de setembro. Estaremos lá.

SETEMBRO VERDE

Durante este mês ocorrem as ações da campanha “Setembro Verde”, que visa conscientizar a população sobre a importância da doação de órgãos. Para ser um doador é fundamental comunicar a sua família, pois no Brasil a doação de órgãos por paciente falecido só é realizada com a autorização familiar. Já em casos de doador vivo, basta que o procedimento não prejudique a sua saúde. Ajude aqueles que aguardam nas filas de espera. Seja um doador!

CINEMA

Nesta terça (03), o cineteatro exibe o filme “As baleias de agosto” (1987). Com direção de Lindsay Anderson, o longa conta a história das irmãsLibby (Bette Davis) e Sarah (Lillian Gish). Moradoras de uma bela casa no litoral elas aproveitam para admirar as baleias que aparecem em agosto. Devido à idade avançada, Libby está cega e as irmãs precisarão lidar com as diferenças de temperamento. A sessão começa às 19h, com entrada franca. Não perca!