Sindmepa Informa – 08.09.2019

ESCALPELAMENTO

Mais um caso de escalpelamento foi registrado no Pará, esta semana. A vítima é uma menina de 11 anos que teve 90% do couro cabeludo arrancado pelo eixo do motor de uma embarcação. Consciente e em estado estável ela foi atendida no Hospital Municipal de Portel. O Sindmepa integra a Comissão Estadual de Escalpelamento e defende que os donos de embarcações sejam responsabilizados e punidos por esses acidentes.

BAILE DOS MÉDICOS

Realizado pela Sociedade Médico Cirúrgica do Pará, em parceria com as demais entidades médicas, o Baile dos Médicos deste ano traz o tema “Tango, uma noite em Buenos Aires”. Além de apreciar a festa você ainda concorre a uma viagem com acompanhante para Buenos Aires. O baile será no dia 18 de outubro, às 21h, no Pomme D’or. Os ingressos já estão à venda. Garanta já o seu no Sindmepa!

SETEMBRO VERDE

Setembro verde é conhecido como o mês alusivo à campanha de doação de órgãos, que incentiva o debate sobre a doação e o transplante. Dados do Ministério da Saúde mostram que no Brasil, hoje, há cerca de 40 mil pessoas na fila de espera para doação de órgãos. De acordo com a Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO), a taxa de recusa de doação de órgãos por parentes é de 43%. Já a média mundial gira em torno de 25%. Daí a importância de conscientizar as famílias sobre a importância da doação de órgãos de pacientes com morte encefálica. Opte pela vida.

SETEMBRO AMARELO

Este mês também é dedicado à prevenção ao suicídio. Setembro foi escolhido em razão do Dia Mundial da Prevenção do Suicídio, celebrado todo ano em 10 de setembro. De acordo com o site da campanha Setembro Amarelo, todos os anos são registrados cerca de doze mil suicídios no Brasil e mais de um milhão no mundo. Desde a madrugada de domingo (1) o disque 188 está disponível em todo o Brasil e a ligação é gratuita. O objetivo é auxiliar as pessoas que estão passando por algum momento de conflito, tristeza e outros pensamentos e atitudes negativas a encontrarem apoio e conforto para saírem desse estado e assim não cometerem suicídio. Nós apoiamos essa causa e estamos à disposição para integrar campanhas preventivas desse grave problema.

EBSERH

Fechamos a semana com audiência com a nova equipe gestora dos Hospitais Universitários do Pará, via Ebserh. Nos parece que as medidas emergenciais tomadas pela nova equipe já estão surtindo um efeito positivo com o aumento da oferta de leitos e contratação de mais médicos para o HUJBB. A Superintendência promete fazer uma gestão compartilhada, reativou o Conselho Consultivo e propôs a realização de reuniões periódicas com o Sindmepa. Novos tempos.

CINEMA

Esta semana o Cineteatro Sindmepa exibe o filme “Colateral” (2004). Com direção de Michael Mann, o longa conta a história de Max (Jamie Fox) um taxista que leva a vida na normalidade, acostumado a dirigir para os mais diversos clientes. Até que encontra Vincent (Tom Cruise), que aparenta ser um passageiro normal, mas na verdade é um assassino procurando suas vítimas, enquanto ele dirige. Grandes emoções nesta terça, 10, às 19h. Entrada franca!