Sindmepa Informa – 22.09.2019

SELEÇÃO

Saiu o resultado da seleção dos novos dirigentes do Núcleo Acadêmico do Sindicato dos Médicos do Pará. São alunos do Centro Universitário do Pará, Centro Universitário Metropolitano da Amazônia, Uepa e UFPA. Os nomes dos selecionados e um edital complementar foi publicado no site do Sindmepa para consulta aos interessados.

SEMANA DO MÉDICO

A Semana do Médico será muito especial este ano. O Sindmepa está preparando uma vasta agenda para marcar a semana em homenagem aos profissionais que trabalham para que todos estejamos sempre em dia com a saúde. Vai ter gargalhadas com o humorista Epaminondas Gustavo, peças de teatro adulto e infantil, palestra sobre pejotização e muito mais. Estaremos divulgando a agenda completa ao longo da semana para que nossos médicos se organizem e participem de toda a programação.

TRANSPLANTES

No mês em que é celebrado o Dia Nacional da Doação de Órgãos, o Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), em Santarém, divulgou que conseguiu superar a marca de 50 cirurgias de transplantes de rins. Feito muito importante não só para a unidade como também para o estado. O Sindmepa reforça a importância da doação de órgãos e parabeniza o HRBA pelo trabalho realizado em Santarém.

VACINAÇÃO

As vacinas continuam sendo a melhor forma de defesa contra doenças infectocontagiosas. Porém com grupos antivacinas e notícias falsas sobre supostas reações, pessoas estão deixando de comparecer aos postos para imunização. Isso contribui para que doenças como o sarampo voltem a atingir a população. A vacinação é a chave para erradicar doenças. Mesmo adultos que já foram vacinados devem receber o reforço da imunização.

ABELARDO

Inaugurado na última quinta-feira, o hospital Abelardo Santos, de Icoaraci, finalmente leva conforto para uma imensa população que estava à espera desse hospital há anos. De acordo com o governo do estado, são 269 leitos. O SUS ganha mais um grande hospital garantindo mais oportunidade de saúde para a população mais desprotegida do estado.

ACADÊMICO ASPIRANTE

Mais uma entrega de carteiras de acadêmicos aspirantes aconteceu nesta semana no Sindmepa. Recebemos 15 novos estudantes de medicina, totalizando 376 acadêmicos no projeto. A entrega das carteiras foi realizada pelos diretores do Sindmepa, Waldir Cardoso e Helena Brígido, representando também o Cesupa; os acadêmicos Gabriel Novais, do Núcleo Acadêmico e Lehi Rodrigues, da IFMSA Brazil e Mariane Franco, representando a Uepa. O evento contou com patrocínio do Sicredi, que esteve representado por Ricardo Macedo.

CINEMA

Nesta terça (24), o Cineteatro Sindmepa exibe o filme “Duas mulheres” (1960). Com direção de Vittorio De Sica, o longa conta a história de Cesira (Sophia Loren) e sua filha Rosetta. Para fugir da guerra elas decidem partir em direção aos montes de Ciociaria, onde encontrarão seus familiares. Mas até quando conseguirão se manter longe da guerra? A sessão inicia às 19h, com entrada franca. Não perca!