Sindmepa Informa – 29.09.2019

EPAMINONDAS

Para aliviar a tensão do dia a dia, o Sindmepa está reservando aos médicos durante a Semana do Médico uma noite de risadas garantidas com a apresentação de Epaminondas Gustavo. Personagem criado pelo juiz paraense Claudio Rendeiro, Epaminondas diverte o público com sua fala rápida e puxada que marca o sotaque forte de regiões do interior do Pará. Ele vai estar no cineteatro do Sindmepa na terça-feira, 15, às 20h. O espetáculo estará aberto a médicos e acadêmicos associados.

PEJOTIZAÇÃO

Também como parte da Semana do Médico, um tema mais sério será levantado pelo Sindmepa. O assessor jurídico do Sindmepa, Eduardo Sizo, fará uma palestra sobre “As implicações tributárias da pejotização”, abrindo a programação da semana, no dia 14 de outubro. A intenção é apresentar os perigos a que médicos estão expostos ao constituir pessoa jurídica para prestação de serviços. Também terá dicas sobre como se prevenir dessa armadilha do mercado de trabalho.

SARAMPO

O governo do estado decidiu antecipar a campanha de prevenção ao sarampo, já com vistas ao aumento da população na capital por conta do Círio de Nazaré. Tem vacina nos postos de saúde do estado e do município e a Prefeitura também está disponibilizando a vacina em shoppings centers da cidade. Fica o alerta do Sindmepa.

ESPANHOL

O Sindmepa está organizando mais uma noite de conversação em língua estrangeira. Após duas edições do English Night, agora é a vez do espanhol ser alvo do evento. A Noite do Espanhol, evento destinado a médicos e estudantes associados, com conhecimento prévio da língua, está marcado para o dia 7 de outubro. A conversa será dirigida pelo professor de espanhol, Patrick Penha que promete uma dinâmica bem descontraída para animar a noite. Inscrições podem ser feitas na secretaria do Sindmepa ou pelo telefone: 32243096.

PNEUMONIA

A vacina pneumocócica conjugada 13-valente, que previne contra a pneumonia também está disponível nos postos de saúde para pacientes de alto risco para a doença. Pessoas acima dos cinco anos que vivem com HIV/Aids, que tem câncer ou que fizeram transplante de medula óssea e de órgãos sólidos são o grupo de maior risco para contrair a pneumonia. E é para eles que o MS disponibilizou a vacina nos postos de saúde de todos os estados brasileiros.

CINEMA

Nesta terça, 1°, o Cineteatro Sindmepa exibe o filme “O sol é para todos” (1962). Com direção de Robert Mulligan, o longa conta a história de Atticus Finch (Gregory Peck), um advogado que decide defender um homem acusado de estupro. Atticus terá que lidar com a reprovação da cidade enquanto tenta provar a inocência do réu. Esperamos você às 19h, com entrada franca. Não perca!