mar 29, 2024

mar 29, 2024

Texto inspirado em Machado de Assis propõe reflexão sobre a vida na Semana do Médico

Quatro personagens representando os últimos sessenta anos da vida brasileira vivenciam o eterno conflito de gerações. A luta pela sobrevivência, a crise de valores e a busca incessante de uma vida digna, perpassam por todo o texto, inspirado em personagens e tramas de dois contos de Machado de Assis.

A síntese feita pelo médico e diretor de teatro Admílson Medeiros refere-se à peça “Grande Homem Pobre Diabo”, parte da programação da Semana do Médico, que acontece no Cineteatro do Sindmepa, em outubro. A apresentação, marcada para o dia 17.10, às 20h, será durante a Noite acadêmica quando haverá a posse da nova coordenação do Núcleo Acadêmico do Sindmepa.

Admílson Medeiros é médico psiquiatra e diretor de teatro. Criou, entre outros personagens, a Vaca Bumbá, alusão ao folclore paraense na sua versão do feminino.

A peça é um espetáculo de reflexão sobre a vida e a situação brasileira atual. Inspirada em personagens e na trama de Machado de Assis, foi adaptado para o espaço e o público do Sindmepa. “A gente vai falar sobre a questão dos conflitos humanos, de gerações, a questão da ética, de solidariedade, confiança, essas coisas que permeiam a vida do ser humano”, explica Admílson.

A Semana do Médico vai contar ainda com palestra sobre Implicações tributárias da pejotização, com o advogado Eduardo Sizo; apresentação do humorista Epaminondas Gustavo; entrega do prêmio Alípio Bordalo e comemoração dos 38 anos do Sindmepa.

Terá ainda apresentação da peça: “O Sítio do pica pau amarelo vai ao círio”, adaptada pela diretora Suelen Miguele, e o Baile do médico, promovido pela SMCP com apoio do Sindmepa. Tem ainda entrega especial de carteiras do acadêmico aspirante como parte dos festejos.