abr 19, 2024

abr 19, 2024

Médicos da Santa Casa querem GAC incorporada ao salário

A preocupação com o pagamento do 13° salário e a inclusão da GAC (gratificação de alta complexidade) ao vencimento básico, já que atualmente ela é paga em forma de sobreaviso, foram os temas discutidos com médicos da Santa Casa de Misericórdia do Pará durante a reunião de diretoria, nesta terça, 8.

Há mais de 20 anos trabalhando na Santa Casa um médico disse que esta será a primeira vez que receberá o 13° de forma parcelada, pois no governo passado o décimo terceiro era igual ao pagamento do mês de novembro. A primeira parcela saiu no dia 8.10, porém o valor do pagamento não inclui as gratificações.

A informação repassada aos médicos, de maneira informal, foi a de que a segunda parcela, programada para dezembro, incluirá o valor referente as gratificações. Em meio a esta mudança fica a dúvida se o pagamento realmente incluirá todas as gratificações dos médicos.

“Desde que a GAC foi introduzida nós recebemos o décimo terceiro com ela, sempre foi assim. Com ela, os plantões extras e agora a gente tá com receio de que isso possa não acontecer. Na verdade, nós não sabemos como vai acontecer, por isso a gente tá nessa insegurança e resolvemos pedir então a ajuda do sindicato. ” Disse um médico.

Os médicos explicam que a gratificação está inclusa no salário de forma “flutuante”, já que em casos de férias, licença ou adoecimento o profissional deixa de receber o pagamento daquele mês. A reivindicação dos médicos é para que a GAC seja incorporada ao salário.