Noite do Espanhol vai de filmes e trilhas sonoras

“A Noite do Espanhol”, patrocinada pelo Sindmepa, movimentou a noite desta segunda-feira, 07, no terceiro piso da sede do sindicato. Conduzida pelo professor Patrick Penha, o bate-papo contou com a participação do diretor Waldir Cardoso e da médica Tereza Bordallo, que viu a programação no site do Sindmepa e aprovou a ideia.

“Achei muito interessante esse formato criado pelo sindicato, porque estimula a gente a exercitar a língua”, disse. A médica ressaltou que em muitos países europeus é mais fácil se comunicar em língua espanhola do que em inglês. “Já viajei bastante e em muitos lugares da Europa vejo que as pessoas não têm paciência de ensinar quem não sabe falar inglês, aí quem fala espanhol já tem um ponto a mais”.

Médicos e acadêmicos de medicina compareceram ao evento

Estudantes do curso de espanhol do Sindmepa fizeram apresentações livres para os participantes, com temas de trilhas sonoras de filmes. Tudo na versão em espanhol. A médica Mara Rúbia escreveu uma crítica sobre o filme o Enigma da Pirâmide, do diretor Barry Levinson, inspirado na obra de Arthur Conan Doyle, criador do detetive Sherlock Holmes e seu fiel escudeiro John Watson. Além do texto em espanhol, exibiu um trailer do filme em uma versão em espanhol. “Eu gosto muito das programações de língua estrangeira do Sindmepa. É uma chance que temos de conhecer outras culturas e aprender várias línguas a um preço bem mais em conta”, disse a médica que, além do espanhol, estuda Francês no sindicato.

O diretor do Sindmepa, Waldir Cardoso, mentor da ideia da noite de conversação, disse que “o espanhol é a segunda língua mais falada por nativos no mundo e tem importância estratégica no Mercosul. Os médicos têm que dominá-la e o Sindmepa trabalha para proporcionar isso”.

Patrick Penha, professor de espanhol, disse que o formato da conversação, somando bate papo e áudio visual é uma boa dinâmica para provocar os estudantes da língua. “Acredito que quanto mais materiais consumidos em espanhol mais rápido o aluno vai assimilando o idioma. Foi muito boa a participação dos alunos trazendo textos, cantando e trocando ideias em espanhol. Foi muito contar com a presença de todos nesse evento”, agradeceu.