qui

mar 28, 2024

Sindmepa Informa – 06.10.2019

RASTREAMENTO

Uma nova modalidade de controle de ponto em hospitais surge no Baixo Amazonas. O hospital municipal de Santarém agora quer que médicos instalem em seus celulares um aplicativo para controlar sua jornada de trabalho por rastreamento. Ora, ninguém é obrigado a baixar aplicativos de qualquer espécie em seus aparelhos de comunicação móvel. É uma forma de controle agressivo à dignidade da pessoa humana e aindacoloca o profissional em situação vulnerável. Já encaminhamos o assunto para o nosso jurídico para providências.

MORTALIDADE MATERNO INFANTIL

Durante reunião do Comitê de Mortalidade Materno Infantil de setembro, ficou definido que o piso de atenção básica e o PAB Estadual serão repassados aos municípios durante os seis primeiros meses. Após esse período será avaliado e repassado de acordo com o índice de mortalidade materna. O sindicato defende que os repasses sejam feitos de acordo com os indicadores de mortalidade. O diretor Emanuel Resque esteve presente representando o Sindmepa.

CORTES

O corte de médicos e de plantões na UPA da Terra Firme está tirando o sono da equipe médica que atua na Unidade. Com um efetivo já reduzido, o grupo agora está sob ameaça de corte de mais um médico da equipe, além da redução de 90 plantões. A direção da UPA alega que os cortes se dão em função de “problemas orçamentários”. Nosso diretor Edvan Brandão e a assessoria jurídica vêm acompanhando as reuniões do grupo com a direção da UPA. O objetivo é chegar a um consenso para o bem de todos.

38 ANOS SINDMEPA

Durante a Semana do Médico o Sindmepa fará um coquetel em comemoração aos 38 anos de sua fundação. O sindicato foi criado a partir da união de dois pioneiros, os médicos Zuza Klautau e Waldir Mesquita. Zuza faleceu em outubro de 2017 e Mesquita, que atua em Santarém, será convidado para receber a devida homenagem. Zuza já foi homenageado com o nome de um dos auditórios do Sindicato.

SEMANA DO MÉDICO

A programação da semana do médico, de 14 a 19 de outubro, é liberada a todos os médicos e acadêmicos e todos aqueles que desejarem prestigiar os eventos estão convidados. Somente a apresentação do juiz Claudio Rendeiro, o Epaminondas Gustavo, exige a apresentação de convites. Será no dia 15 e os médicos e acadêmicos associados podem pegar seus convites na secretaria do sindicato.

CINEMA

Nesta terça (08), o Sindmepa exibe o filme “Comboio do medo”, 1977. Com direção de William Friedkin, o longa conta a história de trabalhadores de uma companhia de petróleo, que após um acidente na torre de perfuração precisam conter os danos antes que prejudique toda a região. A sessão começa às 19h, com entrada franca.