Sindmepa Informa – 20.10.2019

BAIXA OCUPAÇÃO

O diretor do hospital Layr Maia, do Hapvida, Sipriano Ferraz, disse esta semana em reunião com a diretoria do Sindmepa que realmente foram desativados oito leitos de UTI do hospital e um médico foi demitido. Agora, o hospital dispõe de um médico para assistir aos dez leitos de UTI, o que não fere normas do Ministério da Saúde. A baixa taxa de ocupação foi a justificativa para a redução de leitos. Vamos programar uma visita técnica ao local.

GAC

Já está na hora do governo pensar na incorporação aos salários da Gratificação de Alta Complexidade (GAC), paga há mais de 20 anos aos médicos da Santa Casa de forma flutuante. Este ano, com o adiantamento de metade do décimo pela atual gestão, os médicos não sabem ainda se vão receber a GAC na segunda parcela do décimo, a ser paga em dezembro, o que gera uma insegurança financeira a esses profissionais. Quando tiram férias, licença ou adoecem, deixa de receber a GAC, daí a reivindicação, justíssima, desses profissionais pela incorporação da Gratificação ao salário base. A AGE com os médicos da Santa Casa está marcada para quarta-feira, 23, às 19h, no Sindmepa.

SEMANA DO MÉDICO

A programação da Semana do Médico, proposta pelo Sindmepa, foi cumprida com sucesso, de segunda a sábado, em nosso cineteatro. Abrimos com a palestra sobre Pejotização, um alerta aos profissionais sobre as armadilhas de criar PJ para prestar serviços de saúde. Na terça, tivemos o impagável Epaminondas arrancando sorrisos e dando lições de cidadania. Na quarta, o prêmio Alípio Bordalo estimulou a produção literária de médicos e acadêmicos e na quinta-feira, nossa noite acadêmica, empossamos os novos coordenadores do Núcleo Acadêmico. Teve ainda teatro, com as peças Grande homem, pobre diabo e a peça infantil: O Sítio do Pica Pau Amarelo vai ao Círio.

HOMENAGEM

Este ano, o Sindmepa teve a felicidade de homenagear durante a Semana do Médico um dos seus fundadores, o médico Waldir Mesquita, que foi Presidente do CFM, de 1994 a 1999, e o primeiro presidente eleito do sindicato, de 1985 a 1989. O prêmio Sindmepa de Jornalismo em Saúde, lançado na última terça-feira, recebeu o nome de Mesquita. Uma homenagem merecida a quem dedicou parte de sua vida à organização sindical.

JORNALISMO

O edital do prêmio Sindmepa de Jornalismo em Saúde será lançado em novembro e vai premiar trabalhos jornalísticos que abordem os problemas e boas práticas em medicina e saúde local, contribuindo com soluções para o setor saúde no Pará. Serão escolhidos os melhores trabalhos jornalísticos produzidos e publicados em nível local, nacional e internacional sobre a saúde no estado do Pará. A edição do prêmio é um desafio para os jornalistas locais e uma forma de envolver a opinião pública local e nacional nos problemas de saúde na região.

MUITO ALÉM DO JARDIM

O clássico de Hal Ashby, será exibido na sessão de terça-feira, 22, do cineteatro do Sindmepa. O filme, de 1979, conta a história de Chance (Peter Sellers), um jardineiro dedicado ao trabalho que tem na TV o contato com o mundo. Após ser atropelado por Benjamin Rand (Melvyn Douglas), um grande magnata, Chance ganha um amigo e tem a oportunidade de conhecer um mundo diferente do que estava acostumado. A sessão começa sempre às 19h, com entrada franca.