sáb

jul 27, 2024

Sindmepa Informa – 27.10.2019

OS’s NAS UPAS

Prefeitura de Belém segue os passos do Estado e abre processo seletivo para Organizações Sociais para a gestão de três Unidades de Pronto Atendimento na cidade: Marambaia, Jurunas e D’água I. A Portaria foi publicada no último dia 15 e, em breve, vamos ver no município o que já acontece no Estado: OS’s ganhando milhões para administrar serviços de saúde sem o retorno esperado à população. Já assistimos esse filme que começa com redução dos valores de plantões, depois vêm os atrasos nos pagamentos e, por fim, perseguição e afastamento dos que reclamam. O Sindmepa adverte: OS faz mal aos médicos e também aos usuários da saúde.

SANTA CASA

Médicos obstetras e pediatras da Santa Casa decidiram criar uma comissão de trabalho para formatar um projeto de lei que incorpore as gratificações pagas hoje nos plantões médicos ao salário base. Só assim terão a certeza de que vão receber as gratificações a cada final de mês. Por enquanto, esse pagamento fica na dependência do humor do estado. Com a formatação do projeto de lei, que será examinado pelo jurídico do Sindmepa, poderemos pleitear a aprovação da lei para as gratificações. Há um longo caminho a seguir, mas juntos somos mais fortes.

ACADÊMICOS

A noite da última quarta também esteve embalada pela entrega de carteiras do projeto Acadêmico Aspirante, que é coordenado pelo Núcleo Acadêmico do Sindmepa. Seguramente, fecharemos o ano na marca dos 400 acadêmicos inscritos no projeto, que permite aos estudantes quase a totalidade dos benefícios que já são usufruídos por médicos associados. Quem ainda não pegou a sua carteira deve entrar em contato com a secretaria do Sindicato para se habilitar. As inscrições podem ser feitas pelo site do Sindmepa.

PCCR DE BELÉM

Na reunião de diretoria da semana que findou recebemos a visita do vereador Toré Lima (PRB) que veio levantar informações sobre o Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) dos profissionais médicos ligados ao município de Belém. Ele disse que veio saber a posição dos médicos sobre o assunto e se colocar à disposição para intermediar a tramitação de um projeto de lei que possa criar o Plano na esfera municipal, uma antiga reivindicação da categoria médica. Também lutamos há mais de 20 anos pelo PCCR do Estado, que ainda não saiu do papel. Quem sabe agora com a ajuda do vereador não conseguimos em Belém!

OAB SAÚDE

E ainda como parte das comemorações pelo Dia do Médico, a Comissão de Saúde da OAB Pará esteve no Sindmepa para prestar homenagem à categoria e aos representantes da diretoria colegiada do sindicato. Foi uma grata surpresa e ficamos muito honrados em receber a visita de integrantes da comissão de saúde da OAB, com quem temos uma parceria de longa data e desenvolvemos várias atividades conjuntas.

ÚLTIMO TANGO

O clássico de Bernardo Bertolucci, será exibido na sessão de terça-feira, 29, do cineteatro do Sindmepa. O filme polêmico, de 1979, volta a tela do cineteatro para reparar problemas de ordem técnica que impediram sua exibição até o final da sessão no mês passado. A sessão começa às 19h, com entrada franca.