Vereador quer tirar PCCR do papel

A proposição de um Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) dos profissionais médicos ligados ao município de Belém ganhou um forte aliado nesta terça-feira, 22. A diretoria do Sindmepa recebeu durante a sua reunião semanal, a visita do vereador Toré Lima (PRB), que veio recolher informações sobre o Plano, levantar a posição dos médicos sobre o assunto e se colocar à disposição para intermediar a tramitação de um projeto de lei que possa criar o Plano na esfera municipal, uma antiga reivindicação da categoria médica.

“Vim aqui consultar o sindicato para saber se tem interesse nesse Plano e como tivemos resposta positiva, agora vou até a audiência com o Prefeito, com o Secretário da Saúde expor a nossa manifestação para, a partir daí, juntarmos as nossas equipes jurídicas e traçar um plano viável tanto para os médicos, quanto para a população e também para a Prefeitura”, explicou o vereador.

O vereador disse que é funcionário de carreira da Câmara, tendo já 33 anos de atuação no legislativo municipal e, com isso, acumulou vasta experiência na área, o que poderá ser útil para a tramitação do PCCR. “Quero me colocar à disposição para ser o interlocutor da categoria junto ao Executivo, dialogando com o prefeito Zenaldo Coutinho para que possa elaborar e atualizar o PCCR”, explicou.

A preocupação de Toré surgiu, segundo o vereador, em função do esvaziamento do quadro de médicos do município em função da “remuneração baixíssima”. Muitos médicos, de diversas especialidades, estão deixando a carreira no município de Belém, disse, “pedindo licença sem vencimento, aposentadoria, entregando lugar devido aos baixos salários e isso, o que é altamente prejudicial à sociedade”.

O diretor Waldir Cardoso fez um relato da situação do PCCR, que não existe nem na esfera municipal e nem estadual, apesar de diversas tentativas do Sindicato, o que torna inseguro o exercício profissional em Belém e no Estado. Criticou o Mais Médicos, que não resolve o problema da ausência de médicos nas áreas mais remotas e disse que o Sindicato pode municiar o vereador de todas as informações necessárias à elaboração do projeto para que Belém realmente possa avançar no atendimento à saúde do munícipe.