ter

abr 16, 2024

Afiliado a:

Login

Espaço do Médico

ter

abr 16, 2024

Afiliado a:

Espaço Médio

Debates sobre transformações do trabalho marcam o primeiro dia do III Congresso da FMB

Reunidos no Sindicato dos Médicos de Campinas e Região (SINDMED), em Campinas, médicos e dirigentes médicos participaram no dia 31 de outubro, do primeiro dia do III Congresso da Federação Médica Brasileira (FMB). A atividade médica, suas transformações e estratégias de atuação do movimento sindical estiveram na pauta bem como a teoria do britânico Audrey de Grey sobre o fim do envelhecimento. Do Sindmepa, participaram os diretores Wilson Machado e Verônica Costa.

O dia iniciou com a reunião de Diretoria Executiva, quando os dirigentes sindicais falaram sobre as principais atividades e questões particulares dos sindicatos. Trocaram informações sobre produtos e serviços disponibilizados aos médicos filiados, reajuste das mensalidades, contratos pessoas jurídicas, condições de trabalho e o cenário nacional da luta médica.

No período da tarde, o professor do Instituto de Economia da Unicamp, pesquisador do Centro de Estudos Sindicais e Economia do Trabalho (CESIT) José Dari Krein, realizou a conferência Mudanças no Mundo do Trabalho, em que apresentou uma linha histórica sobre a criação do período desfavorável ao trabalho para a grande maioria dos trabalhadores. “Na área médica a tecnologia alterou substancialmente o trabalho do médico. Hoje há uma infinidade de instrumentos à disposição para aprimorar a atividade. E também temos que citar a fragilização internacional dos sindicatos provocadas por várias razões, entre elas, a apresentação de resultados para quem os representa. A base da organização central do sindicato está sendo minada e corroída pelas mudanças do processo de trabalho porque atividades que antes geravam convivências hoje estão desaparecendo”, apontou ao destacar que 30% dos empregos devem ser eliminados pela tecnologia. “É o caso do torneiro mecânico. Hoje, um técnico opera a máquina e nem precisa de muita qualificação para isso”.

No encerramento dos trabalhos, o jornalista Nicolas Chernavsky e a mestre em Química pelo Instituto de Química da UNICAMP, Nina Torres Zanvettor, apresentaram a palestra sobre o livro O fim do envelhecimento – como a ciência pode desfazer o envelhecimento e evitar as doenças ligadas a ele, de autoria do biogerontologista britânico Aubrey de Grey. “Uma das terapias propostas pelo Dr. de Grey e que está em testes clínicos em humanos, despertando grandes esperanças, é a eliminação das células senescentes, que se acumulam no corpo humano ao longo dos anos causando danos às células vizinhas e ao corpo em geral”, destaca Nicolas.

“O envelhecimento da população do mundo, pelo aumento da longevidade e a redução das taxas de fecundidade, apresenta uma perspectiva de médio e longo prazo para a humanidade em que os sistemas de saúde e de seguridade social serão cada vez mais pressionados em termos de custo. Assim, além da questão humanitária quanto à saúde e a vida, a questão social e econômica do envelhecimento médio da população humana confere ainda mais importância à possibilidade de se evitar as doenças relativas ao envelhecimento através da reversão do próprio envelhecimento”, comenta Nina.

Programação

01/11 – sexta-feira

PALESTRAS – coordenação: Dr. Wilson Machado – secretário Geral da FMB

9h – Palestra: Revalida – palestrante: Dra. Miyuki Goto, coordenadora CBHPM da Associação Médica Brasileira (AMB)

9h30 – Palestra: Telemedicina – palestrante:  Dr. Mário Fernando Lins – presidente do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (CREMEPE)

10h – Palestra: Os Desafios do Ensino e da Residência Médica – palestrante: Dr. Luiz Carlos Zeferino – diretor da Faculdade de Ciências Médicas (FCM/UNICAMP)

10h30h – DEBATES: coordenação: Dra. Janice Painkow – vice-presidente da FMB

12h – Almoço

14h – Balanço da Gestão – apresentação: Dr. Casemiro dos Reis Júnior – presidente da FMB

16h – Coffee Break

21h – Confraternização – Noite de Samba – Casa Rio – Av. Dr. Antônio Carlos Couto de Barros, n. 1382 – Distrito de Sousas – Campinas – SP

Fonte: Ascom/ FBM

Veja mais
Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

José Maria Bezerra volta à Quarta Musical do Sindmepa com o show “Através do Tempo”, título do álbum lançado em março deste ano. O músico apresentará o repertório autoral em

Sindmepa Informa – 18.09.2023

Sindmepa Informa – 18.09.2023

PARALISAÇÕES Médicos das UPAs Marambaia, Jurunas e Terra Firme comunicaram ao Sindmepa na ultima sexta-feira que iriam paralisar os atendimentos nas unidades novamente por atraso de pagamento. O último repasse

CFM atualiza termos para publicidade médica

CFM atualiza termos para publicidade médica

Após processo que durou mais de três anos, o Conselho Federal de Medicina atualizou as regras de publicidade médica. Para definir as novas diretrizes foi realizada uma consulta pública, que