WhatsApp: (91) 8895-3102
S.O.S Sindmepa: (91) 99893386
Afiliado a:

Médicos lançam neste sábado livro que retrata memória da Faculdade de Medicina e do Pará

0

Dez anos após a publicação do seu primeiro livro: Memória histórica da Faculdade de Medicina e Cirurgia do Pará, 1919-1950, da fundação à federalização, Aristóteles Giulliod de Miranda e José Maria de Castro Abreu Junior lançam neste sábado, 30, a coletânea Instituições e personagens históricas da medicina no Pará.

O primeiro foi lançado no ano em que a instituição completava 90 anos, e tinha como foco os anos iniciais da primeira escola médica do Norte do Brasil. O novo livro é uma coletânea de artigos na seara da história da medicina no Pará e surge no ano do centenário da atual Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Pará.

“É uma coletânea dos nossos melhores trabalhos dos últimos 10 anos que antes estavam dispersos, agora estão juntos. Todos foram revistos e colocamos também uns textos inéditos”, explica Abreu Junior. Os artigos publicados no livro saíram em revistas, jornais, blogs, entre outras mídias e foram compilados e reescritos para o livro. Contém histórias do Hospital Barros Barreto, do Sindicato, da Médico-Cirúrgica, do sindicato médico, tem personagens médicos importantes, como a primeira médica paraense, Camilo Salgado e alguns outros médicos paraenses importantes, mas que são pouco conhecidos no Pará.

Um desses personagens é o médico Afrânio do Amaral. Nascido e criado em Belém, formou-se em medicina pela Universidade da Bahia e tornou-se um grande especialista em picada de cobra a ponto de chegar a dar aula em Harvard sobre o assunto. Afrânio ficou tão famoso que chegou a ser capa da revista Times e ficou muito conhecido fora do país.

“Se fosse um disco eu diria que são os melhores sucessos da banda, mais umas faixas bônus”, resume Abreu Junior.

Serviço

Lançamento do livro Instituições e personagens: Histórias da medicina do Pará

  • Data: 30 de novembro de 2019, às 9h da manhã
  • Local: Instituto Histórico e Geográfico do Pará, à rua D’Aveiro, 62, ao lado da Assembleia legislativa do Pará (Cidade Velha).

Leave A Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.