Sindmepa Informa – 03.11.2019

FOCO EM 2020

A nova equipe de coordenadores do Núcleo Acadêmico do Sindicato dos Médicos do Pará se reuniu pela primeira vez no último sábado para traçar sua estratégia de ação para o ano que vem. A reunião foi dirigida pelo diretor Waldir Cardoso em conjunto com o acadêmico Gabriel Novaes, que está deixando a coordenação do Núcleo. Várias ideias foram propostas para o novo ciclo, obedecendo a pluralidade do Núcleo, que reúne representantes das diversas instituições de ensino da medicina no estado.

3º CONGRESSO da FMB

Dirigentes médicos e médicos convidados participaram na quinta e na sexta-feira do 3º Congresso da Federação Médica Brasileira (FMB). Além do balanço da gestão 2018-2021, o congresso discutiu a atividade médica, entre outros temas. Os diretores do Sindmepa Wilson Machado e Verônica Costa participaram do evento. Wilson Machado coordenou a palestra sobre Revalida e secretariou a reunião da Executiva da FMB.

BOLSAS

Neste mês de novembro e em dezembro, começam três cursos de pós-graduação dirigidos a médicos, com descontos especiais a associados do Sindmepa. Além do desconto, o Sindicato vai sortear bolsas integrais e parciais entre os inscritos. Os cursos são de Medicina do Esporte, (Instituto HZM) e MBA em Gestão e organização de saúde e Auditoria & qualidade em sistemas de saúde (Dalmass). O prazo para inscrições será até o dia 11.11, segunda-feira.

PEDIATRAS

A diretoria do Sindmepa recebeu denúncia de que desde maio deste ano pediatras do Hospital Antonio Maria Zacharia, de Bragança, estão sem receber seus honorários. Só dois pediatras atendem a UTI neonatal, o que também vem sendo feito por um clínico geral, um procedimento que não é padrão. Vamos solicitar audiência com o titular da Sespa para discutir o problema.

NOVEMBRO AZUL

Vale lembrar que o mês de novembro é o mês de conscientização sobre o câncer de próstata e, claro, nós não podíamos ficar de fora dessa campanha. Lembramos aos homens que o câncer de próstata é o mais comum entre o sexo masculino, excluindo o câncer de pele. Há grande possibilidade de cura com os cuidados indicados pela medicina e, sobretudo, os exames preventivos que não devem ser esquecidos.

A VELHA DAMA INDIGNA

O filme do diretor francês, René Allio, abre a programação do cineteatro do Sindmepa em novembro. Rodado em 1966, o filme conta a história de uma senhora recém viúva que dedicou a vida ao marido e à família. Mas após a perda do cônjuge, surpreendendo a todos a sra. Berthe decide dedicar-se a si mesma e descobrir o mundo. É dia 5, às 19h, com entrada franca.