WhatsApp: (91) 8895-3102
S.O.S Sindmepa: (91) 99893386
Afiliado a:

Dezembro Laranja: Dermatologistas vão atender população gratuitamente

0

A cada ano são detectados 180 mil novos casos de câncer de pele no Brasil, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca). Este ano, a Sociedade Brasileira de Dermatologia, além da prevenção está focando no diagnóstico precoce e nos diversos tipos de tratamento que podem ser usados para curar esse tipo de câncer, que é relativamente simples de tratar, caso o paciente procure ajuda médica logo no começo dos sintomas. “Quanto mais precoce o diagnóstico, mais simples é o tratamento e maiores são as chances de cura”, informa a campanha da SBD.

No próximo sábado, 07, das 09:00 às 15:00, horas médicos dermatologistas farão atendimento gratuito à população em diversos locais, em todo o País, dentro da campanha Dezembro Laranja. Em Belém, a campanha acontece no Serviço de Dermatologia da Ufpa (Hospital Barros Barreto) e no Serviço de Dermatologia da Uepa ( rua Perebebui, esquina com Almirante Barroso).

Quando o câncer de pele acontece, sempre há sinais que possibilitam o seu diagnóstico. Não se deve ignorar ou subestimar esses sinais. De acordo com dados da SBD, uma ferida que não cicatriza pode ser um câncer de pele. “O carcinoma espinocelular (CEC) corresponde a 20% dos casos de câncer da pele e pode se apresentar como uma lesão avermelhada verrucosa ou uma ferida que não cicatriza”, diz o material distribuído pela Sociedade.

Cerca de 78% da população brasileira não tem nem ideia do que seja melanoma (o câncer de pele tem origem nos melanócitos, células produtoras de melanina, substância que determina a cor da pele. Por isso é importante o uso do protetor solar fator de proteção (FPS) 30 ou maior. Chapéus, blusas e óculos com proteção UV, barracas e protetores solares são medidas de extrema importância que devem ser adotadas durante o ano, principalmente, no verão.

Fique atento aos sinais do câncer de pele e diante de uma lesão suspeita procure um médico dermatologista. Vá até um posto de atendimento gratuito para diagnóstico do câncer de pele no sábado, 7/12, e se consulte com um médico da SBD.

Leave A Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.