Mais de 400 estudantes já se associaram ao projeto Acadêmico Aspirante

Com mais uma entrega de carteiras na última quinta-feira, 12, o projeto Acadêmico Aspirante fecha o ano com mais de 400 estudantes associados. em uma cerimônia coordenada pelo diretor Waldir Cardoso. O projeto que permite aos estudantes de medicina benefícios semelhantes aos concedidos aos médicos sindicalizados, tem como objetivo agregar alunos de diversas instituições de medicina do estado, aproximar o sindicato dos médicos da comunidade acadêmica de medicina e preparar ao acadêmico para o exercício da medicina.

A entrada dos novos acadêmicos aspirantes ao sindicato promove a renovação de lideranças médicas e garante a continuidade do trabalho que já vem sendo desenvolvido desde 1981, quando o Sindicato dos Médicos do Pará foi refundado.

De acordo com o diretor do Sindicato dos Médicos do Pará, Waldir Cardoso, a entrega das carteiras representa o coroamento de um ano de trabalho e, fundamentalmente, espera-se encontrar novas lideranças entre os acadêmicos. “O fato de estarmos com mais de 400 acadêmicos aspirantes nos anima muito, porque significa que estamos no caminho certo. O projeto é um sucesso e em 2020 será muito melhor, pois o trabalho dos acadêmicos aspirantes em 2019 foi impecável”, afirma.

Para a nova associada, Isislane Souza, 22, que é aluna de medicina da Universidade Estadual do Pará, o ingresso no projeto é sinônimo de novas oportunidades. “O acadêmico precisa dessa aproximação com a vida do profissional médico, e é isto que o sindicato nos proporciona. Eu desejo que 2020 venha repleto de atividades e que possamos levar melhorias para dentro das nossas universidades”, comenta.

Já para Bruna Brandão, 31, aluna de medicina da Universidade Estadual do Pará, o ingresso no sindicato como acadêmica aspirante significa novas formas de reconhecimento. “O que temos hoje é uma experiência puramente acadêmica, então o sindicato nos dá todo o acesso ao meio médico para ampliarmos nossas experiências. Essa relação entre médico e acadêmico nos traz muito reconhecimento, porque quanto mais formos experientes, mais nos sobressairemos no mercado de trabalho”.

A cerimônia de entrega de carteiras aconteceu no cineteatro do Sindmepa e em seguida contou com um pequeno coquetel aos presentes.