qui

mar 28, 2024

qui

mar 28, 2024

No ano que vem, as quartas serão de música no Sindmepa

O Sindmepa chega ao final de 2019 com mais uma meta cumprida. A partir de 8 de janeiro o cineteatro lança mais uma categoria em sua agenda cultural. Começam a funcionar às quartas-feiras, quinzenalmente, apresentações de música de boa qualidade. E para comemorar os dois anos de fundação do espaço, a abertura será com o show Dois Violões da Amazônia, apresentado por Ricardo Smith e José Maria Bezerra, a quem caberá a coordenação da pauta musical do cineteatro.

Com a introdução da categoria Música na agenda do cineteatro, o Sindmepa cumpre mais uma meta de contribuir com o fomento à cultura paraense, ampliando os espaços de apresentações livres para os artistas locais e oferecendo ao público música de qualidade, e o que é melhor, gratuitamente.

Com dois anos de funcionamento o cineteatro já mantém uma tradição de apresentação de cinema às terças-feiras, já abriu espaço também para o teatro, com diversas apresentações locais e, agora, chega a vez da música. O curador do cineteatro, Marco Antonio Moreira, explica: “A intenção da direção com colaboradores é de que outras linguagens possam chegar ao espaço. Então, a música, o projeto que envolve periodicamente apresentações musicais, cumpre esse papel, sendo direcionado não só aos associados do sindicato, mas também ao público em geral da cidade. Com certeza, será muito bem-vindo pela comunidade”.

Para o diretor Waldir Cardoso, com o novo projeto, “o Sindmepa cumpre sua função social, tanto proporcionando música de qualidade à comunidade, como apoiando jovens talentos de nossa terra. São os médicos fomentando a cultura paraense”.

Para José Maria Bezerra, mestre e doutorando em Artes e professor da faculdade de Música da UFPA, a ideia visa “tornar as noites do sindicato o mais culturais possíveis. Então, a gente vai trazer música ao vivo, mas uma música diferenciada que inclui música instrumental, música autoral, música feita para atender a essa comunidade que está meio sem opção dessa música de concerto, que é para sentar e apreciar. É diferente da música que você sai de casa para ir a um bar ouvir, onde você não sabe se escuta a música ou se conversa. Aqui não. É música para você sentar e apreciar”, ressalta.

O projeto prevê a participação de professores e alunos de música, oriundos das faculdades locais que tem cursos de música, a universidade federal e a estadual, além do conservatório Carlos Gomes, dos cursos técnicos mantidos pela escola de música da UFPA e o bacharelado estadual. “Tem um alunado se tornando profissional sem espaço para apresentar o seu trabalho”, explica o professor. Dentro dessa concepçãp, o projeto prevê apresentações de concertos quinzenais com duos, trios e quartetos que apresentem repertório próprio (autoral) ou de intérprete. Formar plateia e tornar muito mais dinâmico o espaço cultural do sindicato e oportunizar jovens músicos são os objetivos macros do projeto.

A agenda do primeiro semestre já está quase toda montada. Fechados os dias 8 e 22 de janeiro. Dia 8, Dois Violões da Amazônia; e dia 22, o show Mirazu, da dupla Miranda e Azulay, uma pianista e um flautista. Os outros dias ainda dependem de confirmação dos autores.

SOBRE DOIS VIOLÕES DA AMAZÔNIA

Um Projeto artístico formado por José Maria Bezerra e Ricardo Smith. Os dois músicos se conheceram no final da década de 1990 e desde então tocam juntos em alguns eventos acadêmicos. A partir do ano de 2015 começaram uma parceria onde mostram obras autorais em arranjos para violão solo ou duo. No ano de 2018 resolveram firmar a parceira e montar o Projeto Dois Violões da Amazônia, que tem em sua essência, obras autorais dos dois músicos em suas carreiras profissionais, obras que prezam por um caráter idiomático do violão brasileiro e amazônico.

O concerto de abertura do projeto musical do Sindmepa fica a cargo do grupo que lançou em 2018 o CD Húmus e com ele viajou em turnê por todo o estado do Pará.

Dia 08 de janeiro de 2020

Hora: 19:30h