Saiba o passo a passo para a emissão de Declaração de Óbito

Para promover a reorganização do processo de trabalho do Serviço de Verificação de Óbito (SVO) do estado, a Diretoria de Vigilância em Saúde do Departamento de Epidemiologia da Sespa divulgou um protocolo direcionado a profissionais médicos apresentando o fluxo no âmbito municipal para a utilização de declaração de óbito. Os objetivos são a melhora da qualidade da informação sobre mortalidade, criação e padronização de instrumentos e/ou ajustes nos fluxos de encaminhamentos.

O SVO é uma importante ferramenta de avaliação de causa de morte desconhecida ou duvidosa, com objetivo de fornecer elucidação diagnóstica e informações complementares para o serviço de epidemiologia e políticas de saúde em geral.

É necessário ficar atento ao fluxo do Serviço, verificando locais e horários para ter acesso a DO evitando assim problemas futuros e constrangimentos para a família do paciente. Click aqui e tenha acesso ao protocolo do SVO, termo de autorização de necrópsia e a ficha de encaminhamento do cadáver.