Sindicatos Médicos de quatro países da América Latina firmam acordo para congregar médicos do continente

Reunidos em La Plata, Argentina, nos dias 11 e 12.12, representantes de sindicatos médicos de quatro países latino americanos lançaram a Declaración de la Ciudad de La Plata, um acordo internacional para criar uma organização que articule e congregue Sindicatos e Grêmios médicos da América Latina. Estavam presentes representantes de sindicatos do Uruguai, Argentina, Brasil e Peru. O Brasil foi representado pelo diretor do Sindicato dos Médicos do Pará, Waldir Cardoso.

A ideia surgiu a partir da participação de entidades médicas da América Latina em conferências internacionais, promovidas por sindicatos médicos europeus (Berlim, 2016; Uruguai, 2017; Lisboa, 2018; e Argentina, 2019). Nessas Conferências representantes do Uruguai e Argentina constataram que as entidades europeias têm uma organização continental onde discutem e trocam informações sobre a realidade do exercício da medicina em seu continente, o que não acontece com os congêneres da América Latina. “A proposta é fazer o mesmo na América Latina”, explica Waldir Cardoso.

Sindicatos do Uruguai e Argentina fizeram a articulação para reunir a representação do continente. O Sindicato do Pará respondeu ao convite e compareceu ao encontro, representando o Brasil. Além da discussão da necessidade de articulação, foram discutidos temas como situação do médico jovem e do médico idoso; remuneração e vínculo empregatício, violência contra médicos, abertura de escolas médicas e migração.

O texto da declaração foi discutido e consensuado sendo assinado pelas entidades representativas dos quatro países. Uma agenda de trabalho foi firmada no sentido de buscar adesão de mais Sindicatos Médicos e países. “É inequívoca a necessidade da organização de uma entidade ágil e enxuta que articule os sindicatos e as lutas médicas na América Latina. Nossas condições de exercício da profissão têm muita similitude e troca de informações e apoio irá nos fortalecer”, avalia Waldir Cardoso.

“O Sindicato dos Médicos do Pará se sente honrado em representar o Brasil neste início de articulação e esperamos conseguir a adesão do maior número de Sindicatos Médicos brasileiros”, acrescenta.

A formalização da nova organização está prevista para ser efetivada em agosto de 2020, em Montevidéo, por ocasião das comemorações dos 100 anos de fundação do Sindicato Médico do Uruguai.

Veja o resumo da Declaración de la Ciudad de La Plata:

As uniões médicas do continente americano, reunidas em La Plata, em 11 dezembro de 2019, resolvem:

* Convocar sindicatos e agremiações médicas do continente americano para formar uma estrutura própria que permita uma aproximação mais próxima entre entidades participantes, melhorar as condições de intercâmbio e análise sobre problemas comuns, melhor coordenação para possível apoio mútuo e um fortalecimento progressivo que permita contribuir adequadamente para os espaços de trabalho articulado com a organização europeia de uniões médicas.

* Comunicar esta proposta ao número máximo de sindicatos e grêmios médicos do continente que atendem à única condição de contar com uma representação majoritária de médicos credenciados em cada local de origem, buscando alcançar a maior participação possível em primeira instância convocada.

Clique para acessar a declaração na íntegra: CLIQUE AQUI