Sindmepa Informa – 01.12.2019

MÉDICOS PELO BRASIL

A aprovação do programa Médicos pelo Brasil, nos moldes em que foi construído na Câmara, trouxe de volta os cubanos sem diploma revalidado para atender a população brasileira, criou uma Agência externa ao Ministério da Saúde para gerir a força de trabalho médico na atenção primária e propiciou que os deputados aprovassem o ‘Revalida Light’ nas faculdades privadas, o que é um desserviço à medicina e vai permitir que empresários inescrupulosos transformem e revalidação num lucrativo balcão de negócios. Um imenso risco para a saúde da população.

GASPAR VIANA

O Hospital de Clínicas Gaspar Vianna abriu processo seletivo para contratação temporária de 64 médicos em diferentes especialidades e, pasmem, com remuneração de R$ 1.804,28 a R$ 1.858,41 para uma carga horária de 30 horas semanais. Um salário irrisório para um profissional que estudou por seis anos a sua graduação e ainda teve que fazer mais quatro anos de especialização. Seguramente a instituição não vai preencher todas as vagas oferecidas e nossa sugestão é que os colegas não participem do processo.

HPV

Dados da Sespa apontam que a procura pela vacina contra o HPV está em baixa no Pará. A meta é imunizar 80% do público alvo, mas apenas 40% de meninas e 55% dos meninos compareceram aos postos. A imunização é para crianças e adolescentes de 9 a 14 anos no caso das meninas e de 11 a 14 anos no caso dos meninos. As vacinas são aplicadas em duas doses, com intervalo de seis meses, e estão disponíveis nas unidades básicas de saúde. Leve seu filho!

ESCALPELAMENTO

Relatório liberado pela Comissão Estadual de Combate ao Escalpelamento, da qual o Sindmepa é membro, aponta a ocorrência de 12 casos nos rios do Pará em 2019, e ainda nem chegamos ao final do ano. O número alarmante acende o botão de alerta da sociedade paraense acerca desse tipo de acidente em nossos rios. É preciso que todos se unam para discutir soluções e combater essa trágica e sinistra estatística.

DOAÇÃO DE SANGUE

Este ano o Hemopa já contabilizou 90 mil doações de sangue voluntárias, mesmo assim manter o estoque estável é um desafio constante para o Centro. Por isso, chamamos a atenção da população sobre a importância da doação de sangue. O hemocentro precisa abastecer mais de 200 hospitais conveniados ao SUS e possui três pontos fixos de coleta em Belém. Para doar é preciso ter de 16 a 69 anos, pesar mais de 50kg, estar saudável e bem alimentado. Seja um doador, salve vidas.

CINEMA

O filme desta terça, 03, é uma homenagem ao cinema e a todos os seus amantes. Dirigido por Giuseppe Tornatore, o clássico italiano “Cinema Paradiso” (1988), conta a história de Toto (Salvatore Cascio), um garoto apaixonado por cinema, que levou os ensinamentos do projetista Alfredo (Philippe Noiret) para a vida e se tornou um cineasta de sucesso. Esperamos você às 19h, com entrada franca!