Sindmepa Informa – 15.12.2019

AMÉRICA LATINA

O Sindmepa foi o único sindicato brasileiro a representar o Brasil em uma reunião que aconteceu em La Plata, Argentina, esta semana, com a presença de sindicatos médicos de outros três países: Uruguai, Peru e Argentina. A reunião lançou a Declaración de la Ciudad de La Plata, um acordo internacional que visa criar uma organização que articule e congregue Sindicatos e Grêmios médicos da América Latina. O objetivo é criar um fórum para discutir problemas inerentes à América Latina, como os fóruns europeus onde os médicos discutem os problemas comuns do continente. Nosso diretor, Waldir Cardoso nos representou nesse evento histórico.

PLENÁRIA DA SAÚDE

O Sindmepa participou na última terça-feira, 10, da plenária de saúde para escolha dos delegados que participarão da plenária estadual que, por sua vez, vai eleger as entidades que vão compor o Conselho Estadual de Saúde (CES) para o mandato 2019/2022. Nossa presença no Conselho é uma tradição de longa data e não podíamos ficar de fora desse processo tão importante do controle social sobre a saúde.

PACOTE

Médicos e professores estão entre as categorias prejudicadas pelo pacote de medidas do governo estadual que institui a reforma da previdência em nível estadual e altera o Regime Jurídico Único, que envolve servidores dos três poderes. O projeto altera a idade de aposentadoria para homens e mulheres e propõe o fim das aposentadorias especiais, atingindo categorias como a de professores e médicos. Muda também o número de trabalhadores que podem receber licença remunerada para atuar no movimento sindical, afetando diretamente o funcionamento de sindicatos. Ninguém foi chamado para debater as alterações e o projeto foi enviado pelo executivo em caráter de urgência. Trabalhadores ameaçam paralisar se não houver debate. Cadê a democracia?

SVO

Já estão disponíveis no site do Sindmepa o fluxo e os procedimentos recomendados para médicos em caso de óbito de paciente para a emissão da Declaração de Óbito. É importante ficar atento ao fluxo do Serviço de Verificação de Óbito (SVO) para saber como agir, especialmente em caso de falecimento nos finais de semana e fora do horário comercial.

PARAUAPEBAS

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Parauapebas conseguiu na justiça a suspensão, por seis meses, do processo de licitação para a contratação de Organização de Saúde para gerenciar o Hospital Geral do município. Cheio de irregularidades, e sem qualquer consulta ou debate junto ao Conselho Municipal de Saúde, o processo foi sustado pelo juiz da comarca até que o município faça os ajustes necessários ao processo, e responda questões como qual o objeto da terceirização, sua extensão, limites e responsabilidades. O Sindmepa se solidarizou com os colegas de Parauapebas exigindo as respostas que a população questiona.

CINEMA

Quando um simpático velhinho afirma ser papai noel e é considerado louco, mas uma jovem acredita piamente que ele é mesmo papai noel. Esse é o enredo do filme de terça-feira do cine Sindmepa. Ilusão também se vive é um filme de George Seaton, com Edmund Gwenn. Produção de 1947, mas sempre atual. O filme é às 19h, com entrada franca.