qui

mar 28, 2024

qui

mar 28, 2024

Filme e bate papo na noite de segunda do cineteatro do Sindmepa

A exibição do filme Bacurau abriu a temporada de eventos alusivos ao aniversário de dois anos do cineteatro do Sindmepa, na noite desta segunda-feira, 20. Ao final do filme, um rápido bata papo com a cineasta paraense Jorane Castro estimulou a plateia a refletir sobre vários aspectos do filme, como o incômodo gerado pela violência retratada, a estrutura da narrativa, que abre mão de um só protagonista, e a união da comunidade em torno de um objetivo comum.

Para a cineasta, Bacurau remete à história do Brasil, “uma história de resistência, uma história feita de sangue. Bacurau representa essa metáfora de querer resistir”, opinou.

O outro debatedor da noite, o crítico Marco Antonio Moreira, disse que o fato da violência retratada no filme incomodar o telespectador, é um dos aspectos importantes. “A violência extrema deve incomodar mesmo. Quando o  filme mostra a violência de forma banal de forma que ela nem é sentida, isso sim é assustador”, disse.

Dirigido pelos pernambucanos Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, Bacurau virou fenômeno cultural depois de ser lançado em agosto do ano passado tornando-se um dos filmes brasileiros mais vistos na última temporada. Também foi o ganhador do prêmio do Júri no Festival de Cannes de 2019. A exibição do filme compõe a programação do aniversário do cine Sindmepa, que completa dois anos em 24 deste mês.

Coube ao diretor de comunicação do Sindmepa, Wilsom Machado, abrir o evento e saudar os presentes, lembrando que o cineteatro é uma contribuição do Sindmepa à disseminação da cultura e das artes na cidade de Belém, dando espaço a apresentações de talentos que ainda não foram descobertos pela grande mídia e para os filmes que estão de fora do circuito comercial.

Além de Bacurau, a programação de aniversário inclui música e teatro, além do lançamento para a imprensa do edital do I Prêmio Sindmepa de Jornalismo em Saúde, que acontece na próxima quinta.

Confira a programação completa da Semana:

20.01 – Bacurau – 19h

21.01 – Filme Maior Espetáculo da Terra – 19h

22.01 –  Duo MirAzu, Piano e flauta – 19h30

23.01 – Lançamento do Prêmio Sindmepa de Jornalismo em Saúde dr. Waldir Mesquita

24.01 – Peça teatral “Cura-me”, adaptada da obra de Júnior Silveira, com direção de Suelen Miguele. – 19h30