Lançado prêmio de jornalismo em saúde

Jornalistas e médicos participaram na noite desta quinta-feira, 23, do lançamento do edital do I Prêmio Sindmepa de Jornalismo em Saúde dr Waldir Mesquita, promovido pelo Sindmepa para fomentar a discussão em torno de temas prementes que envolvem a saúde no estado. O lançamento do edital fez parte da semana de festejos pelo aniversário de dois anos do cineteatro do Sindmepa. Além de um coquetel, o evento contou com apresentação musical do violinista Mauro Coutinho, que apresentou três peças aos presentes.

O diretor de comunicação do Sindmepa, Wilson Machado, que abriu a cerimônia, destacou a importância de fomentar a divulgação e debate com a opinião pública sobre os problemas que afetam a saúde da população no estado. “Não podemos nos esquivar de discutir um assunto tão importante, que afeta não só nossos associados, mas toda a população usuária do sistema público de saúde”.

Jornalistas Marta Brasil e Rita Soares, da jambo Comunicação e Estratégias, empresa organizadora do prêmio

Entre os presentes, a professora doutora, coordenadora do curso de Comunicação da Faculdade de Comunicação da UFPA, Ana Prado, parabenizou pela iniciativa: “É maravilhoso ver o Sindicato dos Médicos incentivar a produção jornalística na área da saúde, não só valorizando o trabalho do jornalista num momento em que muita gente questiona a função do jornalista, que é fundamental para defender os interesses públicos. Então, é de parabenizar, louvar, se alegrar e esperar que muitas matérias interessantes surjam durante o ano para concorrer a essa premiação”, disse.

A presidente da Academia Paraense de Jornalismo, Franssinete Florenzano, também saudou a iniciativa: “Considero muito importante essa iniciativa do Sindmepa de criar um prêmio de jornalismo e, principalmente, sobre esse tema, porque saúde está presente em nossa vida de todas as maneiras. Aplaudo e estimulo os meus colegas jornalistas a participarem do prêmio. Importante dizer que só os jornalistas com registro podem participar. Se inscrevam”, recomendou.

Da esquerda para a direita: Mauro Coutinho, José Maria Bezerra, Marco Antonio Moreira e João Gouveia.

A jornalista Roberta Vilanova, assessora de imprensa da Sespa, que já presidiu o Sindicato dos Jornalistas do Pará, disse ser muito importante a iniciativa do Sindmepa, também por valorizar o jornalista profissional e pelo tema de extrema importância para o estado: “Saúde mexe com toda a população, principalmente por causa do Sistema Único de Saúde (SUS)”, ressaltou.

O prêmio foi apresentado pela jornalista Rita Soares, sócia da Jambo Comunicação e Estratégias, que organiza o certame. Para ela, “é louvável a realização deste prêmio, sobretudo no contexto que estamos vivendo, com a desvalorização do jornalista. Este não é um prêmio de jornalismo sindical, mas sim um prêmio para reportagens da área de saúde”. Para a jornalista Marta Brasil, idealizadora do Prêmio, é urgente a necessidade de discussão de temas sobre saúde por nossa sociedade. E essa é nossa forma de contribuir ao debate”.

O diretor do Sindmepa, Waldir Cardoso fez uma rápida apresentação do homenageado do prêmio, o médico fundador do Sindicato, Waldir Mesquita. “Se hoje já existe um ‘pré-conceito’ e torno de sindicalista, imaginem mais de trinta anos atrás quando o Waldir Mesquita voltou de São Paulo com a incumbência de fundar o sindicato médico do Pará. Não foi nada fácil”. Mesquita é ginecologista, ligado ao Partido Comunista Brasileiro. Além de presidente do Sindmepa, foi presidente e conselheiro do Conselho Federal de Medicina, conselheiro do CRM-Pará em várias gestões e professor da Universidade Federal do Pará. Até hoje vive e trabalha no município de Santarém.

SOBRE O PRÊMIO

Podem ser inscritos os trabalhos publicados em jornais impressos, televisão, portais de notícias e programas de rádio de cunho jornalístico, no período de 1º de dezembro de 2019 a 26 de setembro de 2020. O prêmio dedicado aos vencedores será de R$ 12 mil, divididos igualitariamente entre os ganhadores. As inscrições abrem em agosto de 2020. A premiação será realizada em 14 de outubro de 2020, no Sindmepa. Só podem participar jornalistas que tenham registro profissional.