qui

maio 23, 2024

Afiliado a:

Login

Espaço do Médico

qui

maio 23, 2024

Afiliado a:

Espaço Médio

Lançado prêmio de jornalismo em saúde

Jornalistas e médicos participaram na noite desta quinta-feira, 23, do lançamento do edital do I Prêmio Sindmepa de Jornalismo em Saúde dr Waldir Mesquita, promovido pelo Sindmepa para fomentar a discussão em torno de temas prementes que envolvem a saúde no estado. O lançamento do edital fez parte da semana de festejos pelo aniversário de dois anos do cineteatro do Sindmepa. Além de um coquetel, o evento contou com apresentação musical do violinista Mauro Coutinho, que apresentou três peças aos presentes.

O diretor de comunicação do Sindmepa, Wilson Machado, que abriu a cerimônia, destacou a importância de fomentar a divulgação e debate com a opinião pública sobre os problemas que afetam a saúde da população no estado. “Não podemos nos esquivar de discutir um assunto tão importante, que afeta não só nossos associados, mas toda a população usuária do sistema público de saúde”.

Jornalistas Marta Brasil e Rita Soares, da jambo Comunicação e Estratégias, empresa organizadora do prêmio

Entre os presentes, a professora doutora, coordenadora do curso de Comunicação da Faculdade de Comunicação da UFPA, Ana Prado, parabenizou pela iniciativa: “É maravilhoso ver o Sindicato dos Médicos incentivar a produção jornalística na área da saúde, não só valorizando o trabalho do jornalista num momento em que muita gente questiona a função do jornalista, que é fundamental para defender os interesses públicos. Então, é de parabenizar, louvar, se alegrar e esperar que muitas matérias interessantes surjam durante o ano para concorrer a essa premiação”, disse.

A presidente da Academia Paraense de Jornalismo, Franssinete Florenzano, também saudou a iniciativa: “Considero muito importante essa iniciativa do Sindmepa de criar um prêmio de jornalismo e, principalmente, sobre esse tema, porque saúde está presente em nossa vida de todas as maneiras. Aplaudo e estimulo os meus colegas jornalistas a participarem do prêmio. Importante dizer que só os jornalistas com registro podem participar. Se inscrevam”, recomendou.

Da esquerda para a direita: Mauro Coutinho, José Maria Bezerra, Marco Antonio Moreira e João Gouveia.

A jornalista Roberta Vilanova, assessora de imprensa da Sespa, que já presidiu o Sindicato dos Jornalistas do Pará, disse ser muito importante a iniciativa do Sindmepa, também por valorizar o jornalista profissional e pelo tema de extrema importância para o estado: “Saúde mexe com toda a população, principalmente por causa do Sistema Único de Saúde (SUS)”, ressaltou.

O prêmio foi apresentado pela jornalista Rita Soares, sócia da Jambo Comunicação e Estratégias, que organiza o certame. Para ela, “é louvável a realização deste prêmio, sobretudo no contexto que estamos vivendo, com a desvalorização do jornalista. Este não é um prêmio de jornalismo sindical, mas sim um prêmio para reportagens da área de saúde”. Para a jornalista Marta Brasil, idealizadora do Prêmio, é urgente a necessidade de discussão de temas sobre saúde por nossa sociedade. E essa é nossa forma de contribuir ao debate”.

O diretor do Sindmepa, Waldir Cardoso fez uma rápida apresentação do homenageado do prêmio, o médico fundador do Sindicato, Waldir Mesquita. “Se hoje já existe um ‘pré-conceito’ e torno de sindicalista, imaginem mais de trinta anos atrás quando o Waldir Mesquita voltou de São Paulo com a incumbência de fundar o sindicato médico do Pará. Não foi nada fácil”. Mesquita é ginecologista, ligado ao Partido Comunista Brasileiro. Além de presidente do Sindmepa, foi presidente e conselheiro do Conselho Federal de Medicina, conselheiro do CRM-Pará em várias gestões e professor da Universidade Federal do Pará. Até hoje vive e trabalha no município de Santarém.

SOBRE O PRÊMIO

Podem ser inscritos os trabalhos publicados em jornais impressos, televisão, portais de notícias e programas de rádio de cunho jornalístico, no período de 1º de dezembro de 2019 a 26 de setembro de 2020. O prêmio dedicado aos vencedores será de R$ 12 mil, divididos igualitariamente entre os ganhadores. As inscrições abrem em agosto de 2020. A premiação será realizada em 14 de outubro de 2020, no Sindmepa. Só podem participar jornalistas que tenham registro profissional.

Veja mais
Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

José Maria Bezerra volta à Quarta Musical do Sindmepa com o show “Através do Tempo”, título do álbum lançado em março deste ano. O músico apresentará o repertório autoral em

Sindmepa Informa – 18.09.2023

Sindmepa Informa – 18.09.2023

PARALISAÇÕES Médicos das UPAs Marambaia, Jurunas e Terra Firme comunicaram ao Sindmepa na ultima sexta-feira que iriam paralisar os atendimentos nas unidades novamente por atraso de pagamento. O último repasse

CFM atualiza termos para publicidade médica

CFM atualiza termos para publicidade médica

Após processo que durou mais de três anos, o Conselho Federal de Medicina atualizou as regras de publicidade médica. Para definir as novas diretrizes foi realizada uma consulta pública, que