PSS oferece salário irrisório para médicos do hospital do câncer do Pará

O governo do estado acaba de publicar o edital nº 01/2020 de abertura de Processo Seletivo Simplificado para contratação temporária de 156 profissionais em diversas áreas de atuação do corpo funcional do Hospital Ophir Loyola. Para médicos são 36 vagas com salários de R$ 1.858,41 para uma carga horária de 6 horas diárias, totalizando 30 horas semanais de trabalho.

Recentemente, o salário base da categoria médica aprovado pelas entidades médicas nacionais foi fixado em R$ 15.274,34, para 20 horas semanais de trabalho. Esse índice deve nortear as negociações salariais entre empresas e a categoria médica, mas não foi sequer considerado ao se fixar a remuneração para médicos no PSS.

“Esse salário medíocre é incompatível com a responsabilidade e especificidade do exercício da medicina que exige um tempo superior de formação à média de outras profissões da área da saúde, completadas ainda por quatro ou mais anos de especialização na forma de residência médica. Aliás, o edital ainda exige do médico, além do atendimento propriamente na área de especialidade, participação em atividades de ensino e pesquisa e, principalmente, preceptoria de residência médica, o que é inviável com tal salário”, afirma o diretor do Sindmepa, Wilson Machado.

“Francamente, nós médicos esperávamos mais do governo Helder Barbalho. Mais respeito e valorização do nosso trabalho. Lançar edital oferecendo 1.800,00 para um oncologista é  lamentável, para dizer o mínimo”, protesta o diretor do Sindmepa, Waldir Cardoso.

O Sindicato dos Médicos está protestando contra os valores propostos no PSS e recomenda à categoria a não participação neste processo seletivo por depreciar o exercício da atividade médica e pôr em risco a própria saúde do profissional.