ter

mar 19, 2024

Sindmepa Informa – 05.01.2020

LUTAS EM 2020

Neste ano de 2020 é bom destacar algumas das lutas que o estado e os municípios terão que travar para melhorar a área da saúde. É preciso traçar uma estratégia para a redução do índice de mortalidade materna que vem crescendo anualmente, bem como para a redução dos índices de acidentes com escalpelamento. A fila de transplantes tem que andar e há que se melhorar a cobertura vacinal contra o sarampo que teve elevado número em 2019, confirmando surto na capital. É obrigação da gestão, mas tomaremos essas questões também como bandeiras de luta do movimento médico.

LIMPOL

Médico pediatra de Oriximiná denunciou em suas redes sociais que no hospital municipal se lava material cirúrgico, pasmem, com Limpol, detergente próprio para lavar louça e não exatamente material cirúrgico. Esta denúncia veio junto com outra mais grave ainda que foi o descaso com a vida de uma menina de sete anos que sofreu escalpelamento no dia 23 e teve que ser levada de barco pelo pai até Santarém, sem assistência médica ou psicológica. Detalhe, a viagem de barco dura de dez a doze horas. Em Santarém, não recebeu apoio da casa de apoio de Oriximiná e o atendimento do hospital municipal de Santarém também foi aquém do esperado. Pedimos o apoio do Ministério Público para investigar essas denúncias evitando que o mal atendimento leve pessoas a óbito.

ESCOLAS MÉDICAS

A abertura indiscriminada de escolas médicas no Brasil é um problema que precisa ser discutido seriamente pelos envolvidos no setor saúde e a sociedade de um modo geral. Hoje temos 348 escolas, muitas sem as mínimas condições básicas de funcionamento, colocando em risco a saúde da população, formando médicos sem condições para atuar, principalmente em urgência e emergência, onde se tem a maior absorção de mão de obra médica. É preciso um amplo debate sobre o assunto.

MÚSICA

Buscando ampliar o leque de produções culturais realizadas no Cineteatro, este mês daremos início às apresentações musicais ao vivo, com entrada franca. O projeto prevê concertos quinzenais com apresentações de repertório autoral ou de intérprete. A primeira performance do projeto será com o show Dois Violões da Amazônia, apresentado por Ricardo Smith e José Maria Bezerra, na próxima quarta, às 19h30. Já no dia 22, o show será com a dupla Mirazu, com Miranda e Azulay.

CINEMA

Este mês, o Cineteatro Sindmepa comemora dois anos de fundação. Para celebrar preparamos uma programação com clássicos do cinema e uma sessão especial na semana de aniversário. Nesta terça, 07, exibiremos o filme italiano vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, “Noites de Cabíria” (1957). Dirigido por Federico Fellini, o longa ainda rendeu o prêmio de melhor atriz para Giulietta Masina, no Festival de Cannes. Esperamos você às 19h, com entrada franca.

FELICITAÇÕES

Ao iniciar de um novo ano, a diretoria colegiada do Sindicato dos Médicos do Pará, seus funcionários e seu colaboradores, renovam o desejo para um ano de muita saúde, de sucesso profissional e harmonia familiar para nossos leitores, especialmente os médicos paraenses.