sáb

maio 18, 2024

Afiliado a:

Login

Espaço do Médico

sáb

maio 18, 2024

Afiliado a:

Espaço Médio

Sindmepa Informa – 12.01.2020

LOTADO

Um público atento, formado basicamente de médicos e músicos, lotou na noite de quarta-feira o cineteatro do Sindmepa para ouvir o show de José Maria Bezerra e Ricardo Smith, Dois violões da Amazônia. Foi a inauguração da música no espaço que agora vai abrir também para apresentações musicais quinzenalmente, sempre às quartas-feiras. O show também fez parte da agenda de festejos pelos dois anos de funcionamento do cineteatro. Vida longa à cultura.

JANEIRO BRANCO

O mês de janeiro chega com a campanha Janeiro Branco, voltado às discussões sobre a saúde mental. Trata-se de uma campanha de conscientização criada em 2014, em Minas Gerais, por psicólogos e psiquiatras, e que hoje cresce em todo o País. Os casos de suicídio e depressão, registrados especialmente entre jovens, são um sintoma de que precisamos falar de saúde mental. Essa campanha, que propõe a realização de palestras, fóruns, debates, caminhadas e exposições pela sociedade organizada, cidadãos e poder público, é muito bem-vinda.

ESCOLAS MÉDICAS

O Brasil tem hoje em funcionamento 348 escolas médica, muitas sem as mínimas condições básicas de funcionamento, colocando em risco a saúde da população e formando médicos sem condições para atuar, principalmente em urgência e emergência. É preciso um amplo debate sobre a abertura indiscriminada de escolas médicas, um problema que precisa ser discutido seriamente pelos envolvidos no setor saúde e a sociedade de um modo geral.

LUTAS EM 2020

Neste começo de 2020 vale a pena destacar algumas das lutas que o estado e os municípios terão que travar para melhorar a área da saúde. Reduzir a mortalidade materna, que vem crescendo anualmente, bem como os acidentes com escalpelamento, que quase dobrou de tamanho em 2019. Fazer avançar a fila de transplantes e melhorar a cobertura vacinal contra o sarampo, que teve confirmado surto na capital. É obrigação da gestão, mas tomaremos essas questões também como bandeiras de luta do movimento médico.

NOVO PISO

As Entidades Médicas Nacionais já trabalham com um novo piso salarial da categoria. O novo piso para o ano 2020 é de R$ 16.987,19 para 20 horas semanais de trabalho. Além disso, o valor mínimo proposto para uma consulta também teve um aumento, passando para R$ 259,45. Com aumento de hora/plantão de 130,00 reais valor mínimo, passando para 145,00 reais clínica/pediatria/intensivista/emergencista. Os valores devem ser usados como parâmetros nas negociais salariais e fixação de valores de plantões.

CINEMA

Com direção de Martin Scorcese, o filme Caminhos Perigosos, com Robert de Niro e Harvey Keitel, estará em cartaz no palco do cineteatro Sindmepa na próxima terça (14).  Este mês, o Cineteatro Sindmepa comemora dois anos de fundação e para celebrar preparamos uma programação com clássicos do cinema e uma sessão especial na semana de aniversário. É às 19h, com entrada franca.

Veja mais
Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

José Maria Bezerra volta à Quarta Musical do Sindmepa com o show “Através do Tempo”, título do álbum lançado em março deste ano. O músico apresentará o repertório autoral em

Sindmepa Informa – 18.09.2023

Sindmepa Informa – 18.09.2023

PARALISAÇÕES Médicos das UPAs Marambaia, Jurunas e Terra Firme comunicaram ao Sindmepa na ultima sexta-feira que iriam paralisar os atendimentos nas unidades novamente por atraso de pagamento. O último repasse

CFM atualiza termos para publicidade médica

CFM atualiza termos para publicidade médica

Após processo que durou mais de três anos, o Conselho Federal de Medicina atualizou as regras de publicidade médica. Para definir as novas diretrizes foi realizada uma consulta pública, que