Sindmepa Informa – 26.01.2020

ANIVERSÁRIO I

O Cineteatro do Sindmepa encerra sua programação de aniversário com a certeza de que estamos no caminho certo na decisão de contribuir com a cultura de nossa cidade. Além de oferecer aos nossos associados oportunidades únicas de apreciar a boa música, cinema e teatro, ainda garantimos espaço aos novos talentos. Nesta semana, tivemos a um só tempo cinema, música, teatro e incentivo à produção jornalística sobre o tema saúde.

ANIVERSÁRIO II

Na segunda-feira, a cineasta Jorane Castro e o crítico Marco Antonio Moreira participaram de um bate papo sobre o filme Bacurau, um campeão de público e crítica no ano passado. Na quarta, foi a vez do show imperdível da pianista Adriana Azulay e o flautista Jonathan Miranda. Na quinta-feira, jornalistas se fizeram presentes ao lançamento do edital do prêmio Sindmepa de Jornalismo em Saúde, que vai premiar as melhores reportagens sobre o tema saúde, e fechando a semana o teatro recebeu a peça Cura-me, adaptada da obra de Júnior Silveira, com direção de Suelen Miguele. Uma semana de aniversário para lá de variada.

INCÊNDIO

Médicos do Hospital Barros Barreto denunciaram Ao Sindmepa um incêndio provocado por pane no exaustor, ocorrido no último dia 13, no leito 9 da UTI do hospital universitário. Segundo o relato, o exaustor fica próximo da rede de gases medicinais e, portanto, do gás oxigênio, altamente inflamável. Uma equipe do hospital promoveu uma vistoria ao setor, mas nenhum documento foi encaminhado à chefia do setor com a descrição técnica do problema. Até o início da semana, o Corpo de Bombeiros não tinha sido acionado para inspeção e o hospital também não tinha providenciado qualquer treinamento sobre plano de contingência para o caso de novos incêndios. Um risco grande à segurança de funcionários e pacientes.

UPA DAICO

Não haverá redução de médicos nos plantões da UPA de Icoaraci. Pelo menos foi o que garantiu a diretora de urgência e emergência da Sesma, Claudia Matos, em reunião intermediada pelo Sindmepa entre médicos da unidade e técnicos da Sesma, para tratar do excesso de atendimentos na UPA e a possibilidade de redução de profissionais nos plantões. Durante a reunião, chegou-se ao consenso de que é melhor contratar médicos urgencistas que atendam a todas as especialidades demandadas na unidade.

HANSENÍASE

Pegando carona na campanha do Janeiro roxo, vale alertar sobre o alto índice de casos de hanseníase registrados no Pará. São 2 mil e 500 casos todos os anos de pessoas infectadas pelo bacilo mycobacterium leprae. É uma doença que atinge principalmente populações periféricas com pouco acesso a serviços de água e esgoto e asfaltamento. Tem um alto poder incapacitante, mas pode ser diagnosticada precocemente e tratada. Vale a pena procurar o serviço de saúde ao detectar manchas ou lesões de pele suspeitas.

CINETEATRO

O drama iraniano A Cor do Paraíso é a atração da próxima terça, 28, no cineteatro do Sindmepa. Dirigido por Majid Majidi, o filme mostra a intolerância de um pai contra o filho deficiente visual. Mas apesar da rejeição, o menino consegue mostrar que pode ver muito além do que se possa imaginar. A sessão é às 19h, com entrada gratuita.