Sindmepa lança I Prêmio de Jornalismo em Saúde dr Waldir Mesquita

O Sindicato dos Médicos do Pará (Sindmepa) lança na próxima quinta-feira, 23, às 19h30, especialmente para a imprensa, o I Prêmio Sindmepa de Jornalismo em Saúde dr. Waldir Mesquita. O prêmio é uma forma de fomentar a discussão na mídia, e entre a opinião pública, em torno de temas de interesse da saúde no estado do Pará. O homenageado é um dos fundadores do Sindmepa que ainda está em atividade no município de Santarém. O lançamento faz parte da agenda  de aniversário do Cineteatro do Sindmepa que completa dois anos no próximo dia 24. Ver agenda completa aqui.

O edital do prêmio já teve um pré-lançamento em outubro, durante a Semana do Médico, e aproveitando a presença do médico Waldir Mesquita. Na ocasião, ele se disse muito feliz por ter participado do processo de criação do Sindmepa e que se sentia honrado em receber essa homenagem do Sindicato.

A edição do prêmio é um desafio para os jornalistas locais e uma forma encontrada pelo Sindicato dos Médicos do Pará de envolver a opinião pública local e nacional nos problemas de saúde no estado e na busca de soluções adequadas para o bem-estar e a saúde da população, em contraponto à prática da difusão da doença. A visão que embasa a criação do prêmio é de que boas práticas na saúde primária, na prevenção, contrapondo-se à visão hospitalocêntrica de saúde – podem reduzir índices de doenças crônicas e, consequentemente, um número elevado de mortes evitáveis.

Podem ser inscritos os trabalhos publicados em jornais impressos, televisão, portais de notícias e programas de rádio de cunho jornalístico, no período de 1º de dezembro de 2019 a 26 de setembro de 2020. As inscrições abrem no mês de agosto. Serão destinados prêmios em dinheiro aos primeiros colocados nas quatro categorias. A premiação será realizada em 14 de outubro de 2020, no Sindmepa. Todos os jornalistas da cidade estão convidados a participar do evento que será seguido de coquetel.